Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dispensas anunciadas ontem pela Tavex/Santista são resultado da queda da concorrência com produtos chineses e a crise europeia

A tecelagem Tavex/Santista Têxtil vai demitir em agosto 250 trabalhadores da unidade de Americana, o equivalente a quase 15% do total da fábrica, estimado em 2,1 mil. O anúncio foi feito ontem por representantes da empresa, em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil da cidade.

A crise do mercado nacional do setor foi apontada como causa da segunda série de demissões em massa, na empresa, em menos de três meses. Em maio, a Tavex/Santista -- resultado da fusão entre grupos da Espanha e do Brasil, em 2006 -- demitiu 131 pessoas e paralisou a produção de 60 teares. Na época, a empresa apontou a entrada dos produtos chineses no país, além da crise econômica na Europa, que reduziu as exportações de denim, tecido utilizado na produção de jeans.

Demissões_Portal liberal.com.br

Trabalhador opera máquina na área de produção da empresa, em Americana

Ontem, a Tavex não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas as demissões foram confirmadas pelo sindicato. De acordo com sindicalistas, as dispensas ocorrerão a partir do dia primeiro de agosto.

Após as primeiras demissões havia expectativa de recuperação da produção até este mês, o que não ocorreu. Com a elevação dos estoques, a empresa interrompeu a produção em uma filial que funciona em Tatuí, com a demissão de 100 trabalhadores, e decidiu pelo novo corte na fábrica de Americana.

Outras medidas adotadas serão a retomada da produção nos teares desativados para compensar a interrupção das atividades em Tatuí e a redução dos turnos de trabalho, de quatro para três, além da implantação de folga aos domingos. O grupo mantém 10 fábricas na Europa, Norte da África e Américas do Sul e Norte.

Reivindicações
Na reunião o sindicato reivindicou a criação de um programa de demissão voluntária para dar opção a empregados que já tenham a intenção de sair, e que não sejam demitidos trabalhadores próximos da aposentadoria, além da utilização de critérios sociais na escolha dos que serão dispensados. A empresa não informou se atenderá os trabalhadores.

O sindicato deverá começar a agendar as homologações dos funcionários que forem demitidos. A informação é que o pagamento das verbas rescisórias deve ocorrer até 10 dias após as demissões.

Fonte:|http://www.oliberalnet.com.br/noticia/4825E785650-empresa_anuncia_d...

Exibições: 1540

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando vão para de jogar a culpa no empresariado brasileiro ? É muito cinismo querer atiçar o "apetite selvagem" do empresario com essas medidas "água com açúcar". Não querem olhar para o próprio umbigo pois é mais facil jogar a culpa nas costas de outrem. Estou perdendo as forças a, afinal não temos a quem reclamar. Talvez quando estourar a porcaria toda, não haverá mais alternativas a não ser admitir que a "gerente" do Brasil sempre foi uma farsa !!!! 

PS : Ela é somente uma criatura, não é ?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço