Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Entenda a Salvaguarda para a Industria Têxtil e do Vestuário

Os empresários devem se mobilizar pela salvaguarda que vai permitir que o governo tome medidas mais direcionadas para fortalecer o setor de vestuário no Brasil

O alto número de importações de peças têxteis chinesas pela indústria varejista fez com que a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) desse entrada no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC) com um pedido de salvaguarda, que vai avaliar junto ao governo e à Organização Mundial de Comércio (OMC) se os produtos chineses estão afetando a produção nacional de confecções.  

Diversos documentos foram reunidos pela ABIT para provar que está havendo um volume muito alto de importação de produtos de vestuário capazes de prejudicar fortemente a indústria nacional. O pedido foi solicitado para 60 produtos que juntos representam mais de 82% da importação do setor. A proposta da ABIT com a salvaguarda é criar cotas para importação ou mesmo uma sobretaxada a entrada de produtos internacionais no país.

Todo o setor de vestuário deve se mobilizar em parceria à ABIT para pressionar o governo a tomar medidas que garantam o fortalecimento do mercado interno de confecções, seja para a produção de novas peças, seja para o estímulo às vendas internas.

Entre as medidas que podem ser tomadas está a criação de programas específicos de apoio ao setor, direcionando mais investimentos que possibilitem a modernização do parque fabril brasileiro e de ações que permitam a melhoria da competitividade da indústria nacional.

Os empresários do setor também podem agir. Além de se mobilizarem em favor da iniciativa da ABIT, podem desenvolver ações para aumentar a competitividade interna à empresa, tais como: investir na redução de desperdícios; criar novos processos gerenciais e produtivos; e agregar valor a produtos e processos.

A salvaguarda será importante, e mesmo que não se obtenha sucesso, a ação fará com que o governo se sinta pressionado a tomar medidas para agir em favor do setor.

Clicar no link abaixo:

Entenda a Salvaguarda para o Vestuário.pdf

Fonte:http://sis.sebrae-sc.com.br/sis/inicio/usuario.action

Exibições: 660

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

REALMENTE CONCORDO COM ARTIGO,ESTAMOS COLOCANDO TODA NOSSA CRIATIVIDADE NA CRIATIVIDADE DE CRIAÇAO,COM AGRAVANDE DE NÃO TERMOS MATÉRIA PRIMA DE QUALIDADE PARA COMPETIRMOS,ESTAMOS SENDO CONIVENTE DEMAIS COM SISTEMA TRIBUTÁRIO.

CLENIR COSTA.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço