Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O fechamento da empresa foi causado, principalmente, pela concorrência com os produtos chineses

A Texfibra Têxtil Ltda, indústria sucessora da Vicunha Têxtil, decidiu encerrar as atividades e os 70 funcionários que atuavam na empresa foram demitidos. Uma reunião de negociação foi marcada para o dia 18 de fevereiro entre a indústria e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis.

O fechamento da empresa foi causado, principalmente, pela concorrência com os produtos chineses. Desde 2010, quando a Texfibra assumiu a empresa pelo Grupo Vicunha, o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos funcionários não vinha sendo feito.

Segundo Antônio Martins, presidente do sindicato, a empresa sofreu com as dívidas anteriores. "A Texfibra não tinha mais condições de funcionar porque ela assumiu com problemas anteriores", explicou.

Desde 2011, a indústria anunciou a demissão de pelo menos 80 funcionários. Na época, o departamento jurídico da entidade chegou a acionar o MPT (Ministério Público do Trabalho) para denunciar a falta de pagamento de planos de saúde dos funcionários e verbas rescisórias dos demitidos.

O Grupo Vicunha, antiga Fibra, foi uma das empresas mais tradicionais de Americana, fundada há mais de 40 anos. A Texfibra, por sua vez, assumiu as atividades em 2010. Por conta da concorrência asiática, a empresa terceirizou parte dos trabalhos com o objetivo de reduzir custos e passou a investir no mercado de especialidade, que atua com fios de alto valor agregado e não compete com os produtos externas.

O LIBERAL tentar falar com a direção da Texfibra , mas os funcionários alegaram que nada seria declarado pela empresa sobre o assunto.

Fonte: http://liberal.com.br/noticia/BE29A7D6C6F-texfibra_fecha_portas_e_d...

Exibições: 367

Responder esta

Respostas a este tópico

   Mais uma de tantas que já se foram.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço