Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A marca americana sensação entre os jovens não fabrica modelos G e GG para mulheres. Problemas na fábrica? Não, é a estratégia do presidente que não quer pessoas 'acima do peso' arruinando seus negócios.

Loja da Abercrombie & Fitch em Nova York

Loja da Abercrombie & Fitch em Nova York: presidente da companhia não gosta de pessoas gordas (Mario Tama/Getty Images)

A loja de roupas Abercrombie & Fitch, marca desejada por adolescentes e universitários americanos, tem um público fiel no Brasil. Mas a preferência tem limite: o tamanho das roupas desenhadas pelos estilistas da marca. O motivo é a estratégia que o presidente da companhia, Mike Jeffries, adotou: ele não quer relacionar a imagem da Abercrombie com pessoas "acima do peso".

Sim, é politicamente incorreto - e Jeffries não tem vergonha dessa preferência. A Abercrombie de Jeffries vai propositalmente contra a moda da beleza natural, como a Dove mostrou em seu filme Real Beleza“Ele não quer pessoas ‘grandes’ comprando em sua loja, ele quer pessoas bonitas e magras”, contou Robin Lewis, co-autor do livro The New Rules of Retail (As Novas Regras do Varejo, em tradução livre), ao site Business Insider. Nas páginas da publicação, Lewis e seu parceiro de trabalho, Michael Dart, explicam que Jeffries quer passar a imagem de que a marca só é usada por pessoas ‘gostosas’, populares e com boa aparência. 

Em 2006, o presidente da Abercrombie já havia deixado claro essa estratégia ao dizer para o site de notícias Salon que a comunicação com pessoas bonitas é a base de seu marketing e que só contrata funcionários bem apessoados para suas lojas porque assim atrai uma clientela também mais bonita. “Nós não vendemos para nenhum público além desse”, disse na ocasião.

A única razão, de acordo com os autores do livro, para que a Abercrombie vender roupas masculinas de tamanho maior é atingir os atletas, que são mais musculosos. “Jeffries não gosta de pessoas gordas e não quer que elas arruínem sua marca”, comenta Lewis. A estratégia é peculiar e não é vista em outras marcas concorrentes como H&M, American Eagle, GAP, Banana Republic, Old Navy, entre outras.

Histórico - Concebida pelo engenheiro David Abercrombie, a Abercrombie & Fitch surgiu no fim do século XIX vendendo roupas e artigos esportivos. Teve como clientes assíduos até os presidentes Theodore Roosevelt e John Kennedy. Com o aparecimento de uma profusão de lojas esportivas mais populares, foi perdendo terreno, até que, em 1977, estava falida. Só em 1988, quando o grupo The Limited, um dos maiores do setor nos EUA, adquiriu a Abercrombie, a marca voltou a ganhar prestígio e a crescer. Depois disso, abriu o capital na bolsa de valores – iniciativa essencial para quintuplicar o número de lojas em uma década – e contratou o empresário Michael Jeffries, atual CEO.

Declarações polêmicas de Mike Jeffries

O controverso presidente da marca americana de roupas Abercrombie & Fitch, Mike Jeffries, é conhecido por sua estratégia de valorizar apenas o público magro: sua marca não fabrica tamanhos G e GG femininos e os masculinos são especialmente feitos para os atletas. Veja as declarações mais polêmicas que Jeffries disse nos últimos anos, elencadas pelo site Elite Daily

Popularidade

 

“Em cada escola há jovens descolados e populares e aqueles que não são tão legais assim.”
 

Aparência física

 

“É por isso que contratamos pessoas bonitas em nossas lojas. Elas atraem outras pessoas bonitas e nós queremos vender para clientes descolados e de bela aparência. Eu não quero nossos clientes vendo pessoas não gostosas vestindo nossas roupas

Exclusividade

 

“Nós somos excludentes? Absolutamente. Essas companhias que estão com problemas tentam atingir todo mundo: jovens, velhos, gordos e magros. Mas, assim você se torna um lugar-comum

Alienação

 

“Você pode não alienar ninguém, mas também não excita ninguém."

Público-alvo

 

“Sinceramente nós vamos em busca de jovens descolados. Nós vamos atrás dos jovens americanos atraente e com atitude e seus amigos. Muitas pessoas não pertencem as nossas roupas e não podem pertencer.”

Marketing

 

“Abercrombie está interessada em pessoas com barriga de tanquinho que pareçam que acabaram de saltar de suas pranchas de surf.”

Público-alvo

 

“Eu realmente não me importo com o que as pessoas fora do meu público-alvo pensam."

Limite

 

“Você acha que exageramos às vezes? Absolutamente. Mas nós tentamos ser engraçados, continuar autênticos e relevantes para nosso público-alvo.”

Estilo pessoal

 

"Cara, eu não sou um velhote que usa calça jeans acima dos ombros."

Exibições: 969

Responder esta

Respostas a este tópico

 " Cara, eu não sou um velhote que usa calça jeans acima dos ombros."

“É por isso que contratamos pessoas bonitas em nossas lojas. Elas atraem outras pessoas bonitas e nós queremos vender para clientes descolados e de bela aparência. Eu não quero nossos clientes vendo pessoas não gostosas vestindo nossas roupas

Sinceramente eu considero que é marketing e escolha de público alvo. Por que as empresas americanas especializadas em tamanho grandes não são consideradas incorretas?. No meio de campanhas até governamentais para redução de peso, elas poderiam ser taxadas de empresas que fomentam o aumento de peso! Ele radicalizou ao expressar claramente sua escolha nesses tempos de hipocrisia também chamados de politicamente corretos. Mas a verdade é que todos nós aprendemos, seja em estilo ou marketing, que devemos eleger nosso público sob pena de ter que trabalhar com um estoque gigantesco. Nenhuma empresa saudável sobrevive se quizer atingir a todos. 

“Abercrombie está interessada em pessoas com barriga de tanquinho que pareçam que acabaram de saltar de suas pranchas de surf.”

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço