Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quer entrar no mercado de moda? É preciso saber dos meses e meses de trabalho frenético que estão por trás de 10 minutos de desfile. Olha só tudo o que acontece antes que as modelos pisem na passarela.

v

3 meses antes - Vai ser sobre o quê?

O primeiro passo na criação de um desfile é definir a ideia que estará por trás das roupas. Pode ser uma cidade, uma cultura, uma década, o trabalho de um artista plástico... Depois de discutir o conceito com a equipe, o estilista e seus assistentes pesquisam o tema a fundo e selecionam cores, tecidos, bordados e outras matérias-primas.

Quem trabalha: Estilista, designers gráficos e assistentes

2 meses antes - É só um esqueleto

Chegou a hora de fazer os moldes - chamados de telas, protótipos ou pré-pilotos. São peças construídas a partir dos croquis e fabricadas em algodão, material mais barato e fácil de ser trabalhado. A partir delas, a equipe define a modelagem, o volume e o comprimento das peças definitivas.

Quem trabalha: Estilista, assistentes, modelistas (que fazem a concepção do pré-piloto), piloteiras (que cortam e costuram os moldes), costureiras e bordadeiras.

1 mês antes - Quebra-cabeça fashion

Com a coleção pronta, a equipe tem de pensar como vai apresentá-la. Qual peça vai com o quê? Que acessórios cabem em cada look? O stylist é quem une os vários elementos que fazem parte do show. Neste momento, maquiador e cabeleireiro entram na história para criar a beleza do desfile. Por fim, designer e stylist definem a ordem dos looks.

Quem trabalha: Estilista, stylist, maquiador e cabeleireiro.

1 mês antes - Ateliê ou canteiro de obras?

A escolha do cenário é feita pelo estilista, que contrata empresas terceirizadas para construí-lo. É preciso definir o formato da passarela (reta, redonda, em "U"?), a decoração da boca de cena (a área de onde saem as modelos) e a iluminação. A trilha sonora é discutida entre um DJ e o designer.

Quem trabalha: Estilista, stylist, DJ, engenheiros, arquitetos, cenógrafos e iluminadores.

2 semanas antes - Entra na fila, querida

É o momento de decidir que tipo de corpo vai exibir as peças. As modelos vão ser andróginas ou ter um supercorpão? Uma produtora de casting ajuda na seleção, levando em conta agendas e cachês. As modelos mais requisitadas costumam ser escolhidas de última hora, já que só chegam ao Brasil poucos dias antes da fashion week.

Quem trabalha: Modelos, estilista, produtora de casting e stylist.

5 dias antes - Está na hora do ensaio

O estilista reúne os assistentes e as costureiras para ajustar as peças ao corpo das modelos e garantir que cada bordado, zíper e costura estejam no lugar. Com o look completo, elas ensaiam para o estilista e o stylist em uma passarela improvisada. Quando a dupla aprova a produção, é feita uma foto de cada modelo, que servirá de cola para a equipe no dia do desfile.

Quem trabalha: Estilista, stylist, assistentes, costureiras e modelos.

Chegou o dia - Corre que vai começar!

Enquanto cabeleireiros e maquiadores preparam as modelos, costureiras, passadeiras e bordadeiras garantem que as peças estejam perfeitas para o desfile. As modelos fazem fila e pronto, começou! No fim, os estilistas mais tímidos aparecem rapidinho na boca de cena para receber os aplausos. Outros caminham com as modelos até o fim da passarela, sob os flashes dos fotógrafos.

Quem trabalha: A equipe toda!

http://mdemulher.abril.com.br/moda/fotos/ta-na-moda/avesso-moda-ha-...

Por Bia Carminati (Edição) / Fernanda Jacob

Exibições: 539

Responder esta

Respostas a este tópico

Maravilhoso....perfeito...adorei a matéria!

O stylist é quem une os vários elementos que fazem parte do show.

É preciso saber dos meses e meses de trabalho frenético que estão por trás de 10 minutos de desfile.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço