v
O primeiro passo na criação de um desfile é definir a ideia que estará por trás das roupas. Pode ser uma cidade, uma cultura, uma década, o trabalho de um artista plástico... Depois de discutir o conceito com a equipe, o estilista e seus assistentes pesquisam o tema a fundo e selecionam cores, tecidos, bordados e outras matérias-primas.
Quem trabalha: Estilista, designers gráficos e assistentes
Chegou a hora de fazer os moldes - chamados de telas, protótipos ou pré-pilotos. São peças construídas a partir dos croquis e fabricadas em algodão, material mais barato e fácil de ser trabalhado. A partir delas, a equipe define a modelagem, o volume e o comprimento das peças definitivas.
Quem trabalha: Estilista, assistentes, modelistas (que fazem a concepção do pré-piloto), piloteiras (que cortam e costuram os moldes), costureiras e bordadeiras.
Com a coleção pronta, a equipe tem de pensar como vai apresentá-la. Qual peça vai com o quê? Que acessórios cabem em cada look? O stylist é quem une os vários elementos que fazem parte do show. Neste momento, maquiador e cabeleireiro entram na história para criar a beleza do desfile. Por fim, designer e stylist definem a ordem dos looks.
Quem trabalha: Estilista, stylist, maquiador e cabeleireiro.
A escolha do cenário é feita pelo estilista, que contrata empresas terceirizadas para construí-lo. É preciso definir o formato da passarela (reta, redonda, em "U"?), a decoração da boca de cena (a área de onde saem as modelos) e a iluminação. A trilha sonora é discutida entre um DJ e o designer.
Quem trabalha: Estilista, stylist, DJ, engenheiros, arquitetos, cenógrafos e iluminadores.
É o momento de decidir que tipo de corpo vai exibir as peças. As modelos vão ser andróginas ou ter um supercorpão? Uma produtora de casting ajuda na seleção, levando em conta agendas e cachês. As modelos mais requisitadas costumam ser escolhidas de última hora, já que só chegam ao Brasil poucos dias antes da fashion week.
Quem trabalha: Modelos, estilista, produtora de casting e stylist.
O estilista reúne os assistentes e as costureiras para ajustar as peças ao corpo das modelos e garantir que cada bordado, zíper e costura estejam no lugar. Com o look completo, elas ensaiam para o estilista e o stylist em uma passarela improvisada. Quando a dupla aprova a produção, é feita uma foto de cada modelo, que servirá de cola para a equipe no dia do desfile.
Quem trabalha: Estilista, stylist, assistentes, costureiras e modelos.
Enquanto cabeleireiros e maquiadores preparam as modelos, costureiras, passadeiras e bordadeiras garantem que as peças estejam perfeitas para o desfile. As modelos fazem fila e pronto, começou! No fim, os estilistas mais tímidos aparecem rapidinho na boca de cena para receber os aplausos. Outros caminham com as modelos até o fim da passarela, sob os flashes dos fotógrafos.
Quem trabalha: A equipe toda!
http://mdemulher.abril.com.br/moda/fotos/ta-na-moda/avesso-moda-ha-...
Por Bia Carminati (Edição) / Fernanda Jacob
Tags:
Maravilhoso....perfeito...adorei a matéria!
O stylist é quem une os vários elementos que fazem parte do show.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por