Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desde que assumiu o relacionamento com o príncipe William, há mais de dez anos, os flashes do mundo inteiro se voltaram para Kate Middleton. Com um estilo elegante e nada afetado, a duquesa de Cambridge mistura criações assinadas por grandes estilistas a peças encontradas nas araras daquelas lojas em que qualquer mulher de classe média pode comprar. Admirado e freneticamente imitado nos quatro cantos do mundo, o estilo de Kate inspirou reportagens, teses, aplicativos de celular, livros… Um deles, Kate Middleton: Estilo e Elegância do Maior Ícone da Realeza, acaba de chegar ao Brasil em uma bela edição da Editora Prata. O meu bate-papo com a autora, a britânica Caroline Jones, você lê a seguir.

Qual foi, em sua opinião, o pior momento de Kate na moda? Não consigo pensar em um mau momento de Kate. Nem mesmo o vestido transparente que usou em um evento beneficente nos tempos de faculdade, quando ainda não era a namorada de William. Era um visual adequado para a ocasião e para uma jovem solteira. O que a torna tão fascinante é que, aos olhos do público, há dez anos ela raramente comete erros. Talvez, quando era mais nova, Kate tivesse um estilo mais ‘patricinha’, com roupas mais caras, mas não necessariamente mais elegantes que as de hoje.

E sua melhor performance? Meu favorito é o lindo longo esverdeado de Jenny Packham, usado em uma festa para a contagem regressiva dos Jogos de Londres, no Royal Albert Hall, em maio de 2012. É exatamente o tipo de vestido que as meninas crescem querendo usar um dia. As rendas e os muitos botões nas costas são detalhes preciosos.

Além do fato de ser a duquesa de Cambridge, quais outros ingredientes fazem de Kate um ícone da moda? Sua história, a de uma menina comum que virou princesa – é um conto de fadas real. É uma história de amor e também a história de como nasce um ícone de moda. Kate está sempre impecável. Mas, ao contrário de outras famosas que se tornaram ícones de estilo, as mulheres normais que aspiram se vestir como Kate podem, efetivamente, vestir-se como ela. E, claro, Kate é esguia, tem medidas de modelo e um belo par de pernas, o que facilita o bom caimento das roupas. Mesmo com vestidos abaixo do joelho, ela deixa as pernas à mostra, mas jamais parece vulgar.

Quais são as peças essenciais para quem deseja vestir-se como Kate? Não podem faltar: 1- um blazer azul-marinho bem cortado; 2- alguns scarpins nude de salto alto; 3-um vestido simples, de bom corte, abaixo dos joelhos e acinturado para o dia; 4-para a noite, um longo em tons de pedras preciosas; 5-uma coleção de bolsas clutch clássicas. Além, claro, de manter os cabelos escovados, mas com movimento.

Kate é discreta, mas, às vezes, deixa a vontade de vê-la ousar um pouco mais nas joias, vestidos e nos penteados… O ponto crucial quando se fala de um ícone de estilo é que essa pessoa tem seu próprio olhar sobre a moda. Audrey Hepburn, por exemplo, não usava roupas extravagantes e tampouco mudava seu cabelo. A classe e a elegância atemporal são tudo. Kate escolhe cuidadosamente as roupas novas para que se ajustem às peças que já tem. Ou seja: ela usa as roupas a seu favor e não o contrário. Além disso, seu papel na vida pública não permite extravagâncias.

Audrey Hepburn, assim como Gisele Bundchen, por exemplo, vestia-se despojadamente longe dos sets de fotos e filmagens. Mas o que as transformou em ícones certamente não foram os jeans e as blusas de seda, mas as criações históricas de grandes estilistas… Kate segue o estilo lady-like. A ideia é vestir-se com recato, sem ser muito chamativa ou óbvia.

E ela acertou durante a gravidez? O estilo lady like trabalhou a favor de Kate durante a gravidez, fazendo com que sua silhueta parecesse sempre elegante. No mês passado, por exemplo, amei um casaco com estampa de dálmata que ela usou em um evento. Mas é curioso que, pouco antes da gravidez, ela estava fazendo escolhas um pouco mais ousadas, como quando usou um Alice Temperly de renda preta e forro nude.

Kate em três momentos: vestido Alice Temperley, longo Jenny Packham e estampa de dálmatas Hobbs. Fotos: Getty Image

Kate participa de vários eventos oficiais por semana. Mesmo durante a gravidez, foi uma média de um ou dois por semana. É realmente possível que ela se organize sem a ajuda de um stylist? Assim como outros membros da família real, Kate tem camareiros que mantêm suas roupas em ordem e garantem que ela as tenha à disposição quando precisar. Mas isso é muito diferente de ter um stylist pago, que escolhe combinações de roupas para o seu cliente, como muitas celebridades têm. Kate escolhe suas próprias roupas.

Qual foi a informação mais difícil de obter durante a produção do livro? Algumas das joias que Kate usa são presentes de William e várias são adaptações de peças antigas que pertenceram a membros da família real, como a princesa Diana. Esse trabalho de recriação tende a ser feito por joalheiros da realeza, como Garrard ou G Collins & Sons, em arranjos privados, com detalhes que não são divulgados.

Kate eternizou a Issa, marca inglesa fundada pela brasileira Daniella Helayel, ao usar um vestido assinado por ela para anunciar seu noivado. Como foi visto o fato de Kate deixar de usar a marca depois que parte da empresa foi comprada por Camilla Al Fayed, irmã de Dodi, que morreu ao lado da namorada Lady Di, em Paris? É uma pena que Helayel tenha deixado a marca, já que suas criações eram incríveis. Talvez tenha havido alguma patrulha política por trás da decisão de Kate não usar Issa, mas acho que parte disso deve-se simplesmente ao fato de seu estilo ter evoluído e incorporado outros designers aos seus favoritos.

Qual seria o visual perfeito para Kate usar a saída da maternidade? Ela deve escolher um modelo simples, descontraído, com corte em ‘A’. Provavelmente, usará uma de suas marcas preferidas. Uma boa opção seria Alice Temperley, que tem uma bela gama de vestidos florais na atual coleção, ou Libelula, que faz vestidos fluidos de verão. Deve optar por um tecido leve, como chiffon, já que estamos em um julho quente aqui em Londres.

Paula Neiva @pneiva no Instagram @gpsveja no Twitter

Exibições: 313

Responder esta

Respostas a este tópico

Tudo absolutamente lindo.
Kate Middleton é muito elegante e bela.Uma das mulheres mais bonita do mundo,(na minha opinião).

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço