Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Alterações no comprimento do molde: aprenda a aumentar a modelagem

imagem

No post anterior - Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte II), foram levantados alguns dos principais cuidados que o modelista precisa tomar antes de começar a mexer no comprimento e na largura da modelagem. Mas ainda existem alguns detalhes que precisam ser observados sobre a alteração do comprimento do molde, principalmente no aumento e redução da peça.

Aumento no comprimento da modelagem

No caso de ajustes de vestidos e saias o modelista precisa observar as medidas e proporções da peça.

Acinturado: ao proceder com alterações de altura do corpo nas costas, lembre de mudar a altura na frente, igualando as duas partes. Além disso, para manter a forma da saia, faça o corte e afaste na linha de alteração. Se for necessário, acrescente alguns centímetros na extremidade inferior.

Evasê: para proceder com a modificação da altura da cintura também são necessários alguns cuidados. Primeiro, faça as alterações acima da marca existente no meio das costas. Agora, para aumentar o comprimento total faça as modificações abaixo da marca. Lembre-se de fazer as mesmas modificações na parte da frente e de trás da peça.

Reprodução


Corte princesa: proceda com as alterações acima da marca da cintura no meio das costas a fim de aumentar o comprimento da cintura nas costas. Proceda da mesma forma abaixo da marca da cintura para adicionar alguns centímetros ao comprimento total. É importante destacar que as alterações devem ser feitas em todos os moldes.

Agora, vamos mostrar como devem ser feitas as alterações no comprimento das mangas dos moldes.

Raglã: procure utilizar as linhas de modificação a fim de manter a forma da manga e afaste metade em cada linha.

Justa: para aumentar o comprimento, use como referência a pence do cotovelo para estipular o quanto será acrescentado em cada um dos pontos de mudança.

Japonesa: em razão deste tipo de manga ser mais larga, é preciso fazer apenas uma linha de alteração no local em que é necessário acrescentar alguns centímetros.

Reprodução


Para aumentar a altura total de uma calça é necessário utilizar a linha de modificação existente nas pernas. Já para alterar as medidas do ombro é preciso fazer os ajustes em dois pontos: na costura e na pala.

Costura: faça um corte da metade da costura do ombro até a costura da cava do molde. Ajuste o quanto for necessário.

Reprodução


Pala: faça um corte no molde da pala e afaste, como na imagem abaixo. Proceda as alterações no corpo de forma que as costuras fiquem no mesmo comprimento.

Outros textos que tratam da alteração nos moldes:
Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte II)
Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte I)

Fonte: Livro A Bíblia da Costura

Exibições: 732

Responder esta

Respostas a este tópico

  Muito bem explanado.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço