Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Após tantos conceitos expostos sobre ergonomia e antropometria, surge uma questão: Como aplicar o olhar ergonômico na prática?

Em uma série dividida em quatro partes, vamos abordar sobre a aplicabilidade da ergonomia, tendo como base o estudo de caso da calça jeans. Esse estudo vai analisar os principais processos de desenvolvimento da calça jeans feminina, observando como é possível pensar em trabalhar o olhar ergonômico na modelagem, corte e acabamento da peça.

Diariamente surgem novas interpretações de modelagens, tecnologia de lavagens e aplicações que seguem tendências mundiais. E o grande desafio é adequar uma modelagem que possa harmonizar-se na grande diversidade corporal existente hoje no Brasil.

Falando na modelagem do jeans, observamos grandes alterações no decorrer dos anos. No Brasil o estereótipo do jeans é de modelagens justas e com cinturas baixas. Esteticamente esse tipo de modelagem não se enquadra na maioria das mulheres. Além disso, essa modelagem de calça jeans pode deformar o corpo das mulheres, principalmente o das adolescentes.

A calça jeans não acompanha o crescimento do corpo. Isso faz com que ocorra uma diminuição da nádega e um aumento da gordura das ancas criando uma deformidade estética acentuada, que muitas vezes só podem ser corrigidas por intervenções cirúrgicas. Essa cintura não trabalhada na modelagem do jeans modifica o corpo da mulher.

O uso de calça jeans pode deformar o corpo das mulheres/ Fonte: site Flores da Modelista


Além de modificações estéticas corporais, uma modelagem de calça jeans mal projetada pode causar problemas de saúde, restringindo a circulação natural do sangue e do fluido linfático, conforme pesquisa do cirurgião plástico Dr. Raul Gonzales. Além de má circulação, a pesquisa mostra que calças jeans ou roupas de lycra muito apertadas impedem a ventilação da vagina, levando à fermentação do muco natural. Situação que favorece a instalação de fungos e bactérias.

Cabe ao design de moda, junto com as modelistas, dedicar-se a esses fatores no desenvolvimento de uma modelagem ideal de calça jeans, buscando minimizar esses problemas.

Por Bruna Dezan
Designer de Moda

http://www.audaces.com/br/Educacao/Falando-de-Educacao/2013/8/6/cal...

Exibições: 1320

Responder esta

Respostas a este tópico

Cabe ao design de moda, junto com as modelistas, dedicar-se a esses fatores no desenvolvimento de uma modelagem ideal de calça jeans, buscando minimizar esses problemas.

"O" Consumidor é decisivo!

 Ele deve ter a consciência sobre esse importante estudo, e aplicá-lo na prática!

Como aplicar o olhar ergonômico na prática?

  Mulheres cuidado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço