Uma das principais preocupações da atualidade é com a preservação do meio ambiente, bem como a inclusão de processos de produção mais sustentáveis na indústria têxtil e de confecção. Alinhado a esse contexto, a dissertação de mestrado “Estudo interdisciplinar entre reciclagem têxtil e o design: avaliaç...”, desenvolvida por Welton Zonatti, aponta a problemática do descarte dos restos têxteis e estuda possibilidades de reciclagem e reuso dos tecidos descartados.
Com este estudo, Welton pôde verificar que ao misturar as fibras dos tecidos descartados à placas de resina há um aumento na tenacidade e na resistência do material. O estudo foi desenvolvido principalmente com fibras de algodão e, antes de iniciar o processo de reaproveitamento, ele realizou análise microscópica dos materiais a fim de verificar a composição das fibras, avaliando se a constituição do produto estava de acordo com a especificação. A partir daí, foram adicionadas ao material três resinas: epóxi, poliéster ortoftálico e poliuretano.
Bijuterias feitas a partir de tecidos descartados e adição de resina/ Reprodução
As placas geradas a partir deste processo tornaram-se viáveis em relação a qualidade, resistência e aspecto visual do produto final, tornando possível sua aplicação ao setor da moda.
Ao reutilizar materiais que iriam para o lixo na construção de peças modernas e bonitas, Welton utilizou o conceito de eco-design para confeccionar peças de bijuterias, utilizadas a fim de validar a composição. Porém, segundo o pesquisador, o uso desses compósitos não se restringe única e exclusivamente ao artesanato e pode ser aplicado em outras produções.
A importância da pesquisa desenvolvida por Welter se deve ao fato do reaproveitamento desta matéria-prima utilizada nas confecções e descartada em grandes quantidades. Esse material acaba indo parar nos lixões e leva anos para se decompor. Além disso, é possível destacar que esse material tem potencial de uso e pode gerar lucro a partir do lixo, reduzir impactos ambientais e diminuir a necessidade da confecção de novas fibras virgens.
Fonte
“Estudo interdisciplinar entre reciclagem têxtil e o design: avaliaç...”
http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/8/20/te...
Tags:
Esse material acaba indo parar nos lixões e leva anos para se decompor.
Onde encontro empresas que recolhem essas sobras de tecidos?!
A importância da pesquisa desenvolvida por Welter se deve ao fato do reaproveitamento desta matéria-prima utilizada nas confecções e descartada em grandes quantidades.
Que interessante esse trabalho. Eu também aprecio e faço arte ambiental. Gostaria de saber como é para adquirir esses produtos para revenda, é possível? Meu e-mail:sartorilia@terra.com.br. Grata! LIA SARTORI, de Santa Maria/RS
Uma das principais preocupações da atualidade é com a preservação do meio ambiente, bem como a inclusão de processos de produção mais sustentáveis na indústria têxtil e de confecção.
Uma ótima idéia para o reaproveitamento desta matéria prima, que são descartadas em grandes quantidades.
Uma das principais preocupações da atualidade é com a preservação do meio ambiente, bem como a inclusão de processos de produção mais sustentáveis na indústria têxtil e de confecção.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por