Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ACIB e Bahia vão criar pólo industrial em 2014
Negócios

24/09/13, 18:50
OJE/Lusa

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) e o Governo do Estado da Bahia assinaram esta semana um acordo para a criação de um pólo industrial têxtil e de calçado, num montante estimado de 300 milhões de euros.
   
No âmbito desta parceria, com arranque previsto para 2014, serão implementadas naquele Estado brasileiro indústrias das áreas têxtil, calçado e moda, provenientes da zona norte de Portugal, que permitirão empregar 1500 pessoas, revelou a ACIB em comunicado.
 
Esta cooperação resultou na criação de um pólo industrial têxtil composto por 50 unidades fabris do setor do calçado e moda, e conta com um investimento estimado em cerca de 300 milhões de euros (mil milhões de reais).
 
Segundo João Albuquerque, presidente da direção da ACIB, "o estado da Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil e tem fortes expectativas de vir a ser um player importante na indústria têxtil, ao incorporar este pólo na sua cadeia de valor. Estamos bastante confiantes nos resultados desta parceria, já que nos permite o acesso direto, não só ao mercado interno brasileiro de 200 milhões de pessoas, bem como ao Mercosul".
 
Localizado nos municípios Luís Eduardo Magalhães, capital do agronegócio, e Barreiras, a maior região agrícola do nordeste, reconhecida pelo cultivo de algodão, o pólo industrial terá diversas unidades individuais que serão propriedade de vários empresários, em formato de investimento deslocalizado de Portugal, mas também com parcerias com empresários da Bahia.
 
No âmbito deste protocolo, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), compromete-se a apoiar a implantação de empresas industriais na Bahia, aproveitando o potencial da cultura de algodão da região, dando incentivos, facilitando o acesso às licenças, ao financiamento e a seleção das melhores opções de localização.
 
Por sua vez, a ACIB terá como missão identificar empresas interessadas em investir na Bahia, articular junto das instituições financeiras o financiamento dos projetos e apoiar a criação de postos de trabalho na região de implantação das empresas.

Exibições: 362

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa notícia !
E a WEBTEX já está com escritório na região ! :)

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço