O Instituto Nacional da Concorrência e da Proteção da Propriedade Intelectual do Peru (Indecopi) está a aplicar taxas anti-dumping em cinco tipos de vestuário importado da China.
A ação pretende «neutralizar os danos causados à indústria interna», afirmou a agência, devido às importações de vestuário da China, que entraram no Peru a preços de dumping. As taxas serão aplicadas a polos, camisas, calças e calções, roupa interior e meias. Segundo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o dumping é considerado uma prática injusta que envolve exportar um produto a um valor inferior ao preço normal registado no mercado interno.
Quando se conclui que as empresas estrangeiras exportam os seus produtos em dumping, e os produtores domésticos forem prejudicados, os países membros da OMC podem impor taxas anti-dumping. A Comissão peruana abriu uma investigação a 15 tipos de vestuário e acessórios de vestuário, mas concluiu que a medida anti-dumping só se aplicaria aos cinco tipos de vestuário referidos. As taxas foram estabelecidas, segundo a Indecopi, «ao nível mais baixo possível» para evitar que afetem os fluxos comerciais mas, ao mesmo tempo, para permitirem neutralizar os prejuízos causados à indústria de vestuário peruana.
As taxas impostas às importações de polos, camisas, roupa interior e meias foram estabelecidas em 0,14 e 1 dólar por peça, enquanto as taxas impostas sobre as importações de calças e calções são equivalentes a 3,73 dólares por peça. A Comissão sublinhou que, entre 2009 e 2011, as importações de produtos chineses aumentaram significativamente, de 119 milhões para 187 milhões de peças, representando 80% do aumento na procura. As importações subiram de 66% em 2009 para 71% em 2011. Durante este período, as importações de vestuário e acessórios de vestuário provenientes da China entraram no mercado peruano a preços 37% a 38% inferiores ao preço desses mesmos produtos no mercado interno.
http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43056/xmview/...
Tags:
Medida absolutamente inútil! As vendas cairão mais do que proporcionalmente no mercado interno para os produtos sobretaxados( ... os preços se elevarão) , com o agravante da aniquilação dos postos de trabalho no comércio e consequentemente com a perda de arrecadação tributária interna. O consumidor final sairá perdendo com essa medida tb.
Não tem jeito: Que não tiver competência não subsistirá...é o fim! Isso vale para os índios tb!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por