Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sem linha e agulha a impressão em 3D abre novas perspectivas na produção de roupas e acessórios

 Por: Raquel Medeiros

A ideia ficcional passa à realidade e um clique revoluciona tudo.  A impressão em 3D já incorporada à indústria automobilística e aeroespacial suscita hipóteses para áreas da medicina e chega à moda.  Sem cortes, linha e agulha um print materializa roupas, sapatos e acessórios que saltam da tela do computador como se fossem resultados de um show de ilusionismo. Os experimentos dos designers Iris Van Harper, Michael Schmidt, Kimberly Ovitz e Cathering Gales concretizam criações que colocam em cena a relevância de uma nova perspectiva de produção digital e suas implicações.

Em março último, quando a modelo Dita Von Teese tornou-se a primeira mulher a exibir um vestido totalmente elaborado em impressão 3D, muitas questões foram articuladas, além das 17 partes individuais que compunham o modelito preto. A criação do designer Michael Schmidt pôs na vitrine as possibilidades que convertem a tecnologia em tendência para o mundo fashion. Resultado da junção de 3 mil pedaços de plástico (matéria-prima mais usual entre metal, borracha e cerâmica) a peça decorada com cristais Swarowski fez refletir sobre as vantagens no processo de protótipos e claras ameaças à produção artesanal e propriedade intelectual. Na linha da pirataria, os óculos que representam parcela substancial do comércio de marcas são considerados alvos fáceis.

Costura high-tech

A ferramenta que anuncia uma nova revolução industrial e sugere o "faça você mesmo" a partir de arquivos digitais ainda não é popular o bastante para desencadear medidas de controle sobre direitos autorais. Enquanto isso, permite que estilistas realizem seus ensaios. Com 15 anos de formação e passagem por casas como Hedi Slimane e Yves Saint Laurent, a designer inglesa Catherine de Gales expôs recentemente a coleção batizada de "Projeto DNA". Resultado do seu mestrado em Moda Digital, a impressão 3D formatou a base de produção para explorar a criação de acessórios inspirados na estrutura visual de cromossomos humanos. Entre as oito peças fabricadas em nylon branco destacam-se um capacete com chifres, um espartilho, um adorno na forma de penas para o ombro e uma viseira.  

Em entrevista ao site Business of Fashion Catherine ressalvou as alternativas ilimitadas da nova plataforma de produção: "Com a impressão 3D, agora temos a capacidade de perceber as nossas criações quase que instantaneamente, acelerando o processo de desenvolvimento de uma forma que nunca pensei ser possível. Esta tecnologia traz a promessa de um mundo onde a imaginação não tem limites e com o tempo não haverá um material que não possa ser reproduzido como um objeto 3D.

Na Paris Fashion Week Primavera-Verão 2013, a estilista holandesa Iris Van Harpen apresentou na passarela dois looks impressos em 3D. Uma saia e capa realizada em colaboração com o arquiteto e professor do Massachusetts Institute of Tecnology, Nery Oxman, e um intrincado vestido de criação compartilhada com a arquiteta austríaca Júlia Koerner, da Universidade de Los Angeles. As peças conseguiram resultados em flexibilidade e texturas, combinando os limites da impressão com técnicas a laser. Os modelos foram a síntese da fusão de moda e tecnologia na abertura de novos caminhos de expressão e reinvenção do design para uma nova dimensão. 

Vestido em 3D de Iris Van Herpen, Paris Fashion Week/Verão 2013

http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/costurando-ideias/534/imp...

Por: Raquel Medeiros

Exibições: 958

Responder esta

Respostas a este tópico

A ambição e criação não tem limite, enquanto o homem buscar ele vai encontrar solução para seus problemas, mesmo que venha trazer prejuízo para outros,...Mas isto faz parte da natureza, iremos ante uma força suprema nos interromper,...Uma descoberta descobre outra, e assim vamos passando gerações ante o fim de cada um. 

"Com a impressão 3D, agora temos a capacidade de perceber as nossas criações quase que instantaneamente, acelerando o processo de desenvolvimento de uma forma que nunca pensei ser possível.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço