Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria Têxtil no Distrito Federal aguarda mão de obra capacitada pelo Fábrica Social

Indústria Têxtil no Distrito Federal aguarda mão de obra capacitada pelo Fábrica Social

  Empresários da indústria têxtil reclamam da grande escassez de mão de obra e contam com o “Fábrica Social” para suprir essa carência. “A nossa necessidade de mão de obra é enorme, estamos procurando principalmente pessoas da costura e serigrafia”, relata Eleanora Cordeiro, empresária da área.

  Eleanora e João Cordeiro são donos da Malharia Allegro no DF e possuem a empresa há mais de 20 anos. Eles contam que sempre existiu essa procura por funcionários e que nos últimos cinco anos a situação piorou.

  “Capacitar é muito caro, e a gente não encontra funcionários prontos no mercado e quando encontramos, são desqualificados. E ainda corremos um grande risco de gastar com capacitação e depois o funcionário ir embora”, admite João.

  O casal confessa que não existe problema de demanda de produção e que a falta de bons funcionários é o que os preocupa. “O mercado está gritando por mão de obra, o Fábrica Social tem a oportunidade de suprir essa carência”, diz o empresário.

  Os empresários estão planejando já há um ano começarem confecções de bonés, mas continuam se deparando com a falta de capacitação na cidade. “Não tem mercado de boné em Brasília e o Fábrica Social está capacitando uma quantidade boa de pessoas nessa área. Estamos interessados nessa mão de obra”.

  Na sede do programa, na Cidade Estrutural, existem máquinas de alta tecnologia, os beneficiários podem passar até dois anos em aprendizado e, ao sair, estarão capacitados para produzir, entre outras coisas, uniformes escolares e profissionais, mochilas, bonés, bolas e redes para modalidades esportivas. Os alunos recebem auxílios pecuniários, e todo o material confeccionado é doado para escolas, órgãos públicos e instituições filantrópicas.

  O Fábrica Social é um programa do Governo do Distrito Federal voltado para a capacitação qualificada de pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais (CADÚNICO), como por exemplo o DF sem Miséria e o Bolsa Família, com o principal objetivo de promover cidadania através da capacitação e viabilizar uma real chance de inserção no mercado de trabalho aos seus participantes.

Por: Bruna Meneghini

http://www.fabricasocial.df.gov.br/noticias/item/2117-industria-tex...

Exibições: 312

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu? 

Sinceramente... 

É uma vergonha um país do tamanho que temos, e essa falta de M.O é culpa total do governo. Esse negócio de começar o trabalho aos 16 anos de um jovem é outra coisa muito preocupante. Lembro bem que quando éramos crianças, (isso falo de 20 anos atrás) nós chorávamos para que nossas mães nos arrumássemos um trabalho de empacotador de supermercado...    

HOJE EM DIA UM MENOR SEQUE PODE SER TREINADO EO RESULTADO E ESTE, O TRAFICO RECRUTA E TREINA DEPOIS MATA, ESTE E O FUTURO DESTES PROGRAMAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, VAMOS TER QUE VER MUITA DESGRAÇA PARA DEPOIS DESCOBRIR QUE DEU ERRADO, A POPULAÇAO JA DESCOBRIU QUE NAO FUNCIONA, DIFICIL VAI SER UM POLITICO EM BRASILIA COMPRAR ESTA BRIGA OU DEFENDER ESTA BANDEIRA

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço