Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Colorir e decorar as roupas é algo que o homem já faz há muitos anos e, atualmente, esse processo de inserir estampas nas peças está mais moderno, mas apesar da tecnologia, o tratamento ainda exige certos cuidados para evitar os defeitos na impressão. O texto “Defeitos de estamparia" aborda alguns dos defeitos mais comuns nas estampas, bem como suas principais causas, e as possíveis formas de solucioná-los.

Quando o tema é tratamento de superfície pode-se observar que as estamparias possuem alguns parâmetros exclusivos de operações e se destacam por conferirem qualidade às peças. Podemos destacar que a escolha do lado adequado do tecido (dividido em lado direito e avesso), de um desenho que facilite o processo e de uma superfície plana e sem imperfeições para alocar o tecido possibilitam o sucesso do procedimento.

Além desses aspectos, ainda é necessário destacar que o tecido deve ser regular e não conter impurezas, possuir a mesma largura do desenho a ser estampado para evitar manchas e que caso algo dê errado na estamparia não é possível reutilizar o tecido. Enfim, é provável que o defeito ocorra de inúmeras formas na estamparia, causando a perda de matéria-prima, aumento nos custos e prejuízos na produção.

 

Cuidados com a estamparia evitam desperdício de horas de trabalho e de matéria-prima/ Reprodução



Os principais defeitos de estamparia podem ter as seguintes origens: 

- matéria-prima inadequada;
- formulação de pasta;
- equipamentos;
- erro humano.

Abaixo listamos alguns dos principais defeitos de estamparia e algumas dicas para evitar que eles aconteçam:

- Fora de encaixe: o desenho fica desuniforme e o material não pode ser reaproveitado. Pode ser evitado com a verificação do sincronismo do equipamento, ao analisar se o tecido está bem colado, ao fazer um teste antes e checar os trilhos da mesa.
- Entupimento: acontece quando há obstrução de parte da arte devido à impurezas do têxtil que se acumulam no quadro ou cilindro. Pode evitá-lo filtrando as pastas.
- Estampa cortada: quando aplicada sobre tecido enrugado, a “impressão” fica com falhas. Procure conferir se o tecido está bem colado e liso a fim de evitar rugas.
- Arrastado: quando há, durante a estampagem, uma movimentação do quadro fazendo surgir uma “sombra” no desenho. A checagem da fixação adequada do quadro na máquina evita esses defeitos de estamparia.

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2014/2/27/de...

Exibições: 618

Responder esta

Respostas a este tópico

É....... Rsrsr... Vamos fechar todas as estamparias e comprar máquinas digitais... Vai estar TUDO resolvido... Não é Romildo ??? Grande abraço e mais uma vez , Parabéns !

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço