Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

desenvolvimento tecnológico proporciona a aplicação de novas funções aos tecidos e a criação de novos materiais. Muitas vezes, essas inovações são produzidas para o setor esportivo, proporcionando maior conforto e adaptabilidade da roupa ao corpo do atleta. A moda se apropria dessas novidades e produz peças de vestuário em larga escala para o público.

Um exemplo disso é a gabardine, um tecido originado na Primeira Guerra Mundial que tem como característica principal a impermeabilidade. Este material foi utilizado pelo aviador inglês Sidney Cotton que considerava suas roupas desconfortáveis em função do exercício da aviação e necessitava de algo resistente ao vento.

Enquanto a tecnologia avança, as perspectivas no que se refere à novas e especiais fibras têxteis também se ampliam e trazem ao cotidiano da sociedade tecidos tecnológicos. Um caso desses é um material de tecnologia espacial que resulta em um tecido com memória, que pode ser esticado e deformado, voltando a sua forma original, e não estamos relacionando o fato com a LYCRA®.

Tecidos tecnológicos com estrutura de fibra óptica iluminam-se em diversos tons/ Reprodução



Este material foi utilizado na criação de uma camisa “programada”, quero dizer, de acordo com o aumento da temperatura ambiente, as mangas da peça se reduziriam relativamente. Além dos novos materiais, pode-se aplicar tratamentos e aditivos nas fibras e fios, gerando tecidos tecnológicos e proporcionando novas funções ao material tradicionalmente utilizado. A partir desta técnica, pode-se criar tecidos com as seguintes propriedades:

Antiácaros: evita que esses parasitas permaneçam próximos ao corpo ou ambiente;
Anti-UV: atuam como protetores solares, filtrando os raios nocivos à pele;
Antichamas: evitam com que o fogo se espalhe e contém as chamas;
Tecidos com teflon: evitam manchas, são impermeáveis e não amassam;
Antiestresse: possuem partículas agregadas às fibras que, durante o uso, liberam óleos com função relaxante;
Antibacteriológicos: não combate totalmente as bactérias, podendo combater os: atuam no sentido de eliminar os odores da transpiração, combatendo as bactérias. Porém, não elimina a totalidade desses agentes;
Termorreguladores: a estrutura do tecido se expande quando exposta a baixas temperaturas;
Termocromáticos: mudam de cor de acordo com a temperatura do corpo;
Refletores ópticos: refletem luz mesmo em locais em que há pouca iluminação. São bastante utilizados em vias de trânsito e por esportistas noturnos.

Existem outros tipos de tecidos tecnológicos, uma variedade que aumenta gradativamente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Essas inovações nos circundam nesta sociedade de crescimento exacerbado - principalmente em alguns setores como o da moda -, gerando outros pensares estéticos e alterações na funcionalidade da roupa - de acordo com o clima, ambiente e até mesmos sensações individuais.


Por Roberto Rubbo
Professor do Senac Lapa Faustolo

Exibições: 560

Responder esta

Respostas a este tópico

bom dia Professor!

o Senhor tem o contato de alguma empresa que fornece este tipo de material?

Tecidos - Inovação Tecnológica

www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Tecidos
Tecnologia, inovação e últimas notícias na área de Tecidos - Site Inovação Tecnológica.



jairo silva disse:

bom dia Professor!

o Senhor tem o contato de alguma empresa que fornece este tipo de material?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço