Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um ano depois do drama do Rana Plazza, os operários têxteis, maioritariamente mulheres, continuam a fazer, diariamente, o caminho para a fábrica, desde o nascer do sol até muito tarde, sempre com um salário miserável. Poucas coisas mudaram, aparte umas vagas iniciativas, algumas melhorias, mas o setor, vital para o país, tem de manter-se competitivo.
As 5000 fábricas da indústria têxtil do país empregam quatro milhões de pessoas e representam 80% das receitas das exportações.
Um em cada 10 jeans usados é produzido no Bangladesh, segundo produtor do mundo, a seguir à China.
Em termos de custos de produção, uma t-shirt custa de 1 a 2 euros, umas calças entre 4 e 8 e uma camisa entre 4 e 6 euros.
Roy Ramesh, líder da Comissão de Investigação para o Acordo (labour leader and member of Accord steering committee), acusa:
“O acidente do Rana Plaza e do Tazreen foi um alto custo do baixo preço. As marcas estão sempre a tentar comprar mais barato, mesmo que custe milhares de vidas. Falam muito e à boca cheia mas, no terreno, não fazem nada.”
Milhares de operários protestaram, na altura, forçando o governo a agir, nomeadamente a lançar um programa de inspeção de todas as fábricas da indústria têxtil para avaliar os riscos de incêndio e de desabamento.
Os salários subiram de 30 a 50 euros, o que é insignificante.
As inspeções levaram ao encerramento de 200 fábricas.
Um acordo sobre os incêndios e a segurança dos edifícios foi assinado por 150 marcas. Mas só 11 dos 29 milhões de euros prometidos foram recebidos.
O balanço de melhoramentos foi muito pequeno. Os distribuidores não fizeram o que lhes competia, nem estão a ser encorajados pelos empresários locais.
Shahiduallah Azim, Vice President da Câmara do Comércio (of the Bangladesh Garments Manufacturers and Exporters Association), explica:
“As fábricas têm de sobreviver. Sem encomendas não podem pagar o salário de milhares de trabalhadores. Por isso pedimos aos nossos clientes e retalhistas que não desistam do negócio, encomendem, para os trabalhadores e os proprietários poderem viver”.
Do total das marcas que assinaram o acordo sobre segurança e que repetiram declarações de intenções, só 10 participaram no pagamento da indemnização. Muitos recusam contribuir, entre os quais o Carrefour e o Auchan, que negam qualquer ligação aos ateliers de costura do Rana Plaza, apesar das etiquetas deles terem sido encontradas no local da tragédia.

http://pt.euronews.com/2014/04/24/exploracao-textil-no-bangladesh-c...

Exibições: 339

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que o  Lula andou por lá fazendo ( cobrando muito caro ) palestras em como "não ver", não ouvir", "não falar", em síntese o famoso "Eu não sabia...".  Bem, pelo vistos os caras aprenderam os ensinamentos do "professor honnoris cana"

enquanto houver o explorador, haverá alguem explorado, tem culpa a organização mundial do comercio, tem culpa o governo de cada pais que deixa estas fabricas de lixoes entrarem em seus paises, como H&M, primark, zara, forever e tantos outros, estas porcarias nao contribuem com nada ou quase nada comparado com o extrago que fazem, dao meia duzia de empregos e em compensação fecham um numero de empresas locais muito maior, sem falar nas toneladas de poliester que o descarte das porcarias que eles vendem que sao jogadas no meio ambiente todo dia.

agora em relação a questao do membro da tucanalha abaixo, e bom lembrar que o professor honoris cana foi quem tirou nosso pais de um salario de 74 dolares do governo da tucanalha e passou para mais de 300 dolares hoje no governo dos petralhas, pelo menos aqui se combate trabalho escravo hoje mais do que nunca, a meu ver de forma até exagerada as vezes, mas nao pode baixar a guarda pois sempre tem alguem querendo se dar bem  explorando os outros.

talvez se o nosso doutor honoris cana fosse la talvez mostrasse pro governo como acabar com a fome sem precisar escravizar o povo, como aconteceu aqui, ele tirou 30 milhoes de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza e colocou comida na mesa, estas pessoas hoje nao precisam se humilhar e trabalhar pelo prato de comida, o que era o caso de quando este pais era governado pela tucanalha, que com o salario de 74 dolares elevou o butijao de gas para 15 dolares e deixou a classe trabalhadora sem ter o direito de cozinhar seu feijao, entao seria bom mesmo que eles aprendessem um pouco com o doutor honoris cana, assim diminuiria o sofrimento do seu povo, mas pelo jeito eles aprenderam mesmo foi com o principe dos sociologos, aquele que mandou esquecer tudo que ele escreveu, o mesmo que chamou os aposentados de vagabundo, o mesmo que deixou os professores 8 anos sem aumento salarial, o mesmo que vendeu nossas estatais para triplicar a divida externa, parando por aqui porque a lista dos crimes contra a nação e grande, é so ler a privataria tucana, que esta tudo la.

O problema Dna Francisca, não é partidário, independe de qual partido a coisa vem. Tem que querer resolver. O salário por decreto foi de certa forma uma coisa boa, porém, temos um DNA doente, o aumento de salário vem sem a contrapartida de, pelo menos, se manter a produtividade, porém acabou sendo um tiro no pé.  Foi fomentado um antagonismo na relação patrão/empregado, alimentando o chamado "nós x eles". O "ensinamento" do Dr.  Honoris cana visou muito mais o lado dele, distribuiu a colheita alheia. Como citei anteriormente, sou apartidário, por conta da empáfia petista, de serem donos da verdade, perdemos a oportunidade de crescermos realmente como país, e o pseudo Dr. Honoris Cana, colocou o status quo na frente e não fez o que deveria fazer, aquartelou-se, vendeu-se às vaidades e, tomara que eu esteja errado, comprometeu nosso futuro. O espaço é curto para o que se poderia conversar, porém, registrado está que, os fatos falam muito mais do que nossas palavras aqui postadas. Infelizmente, nessas eleições, precisamos mudar, ainda que erremos novamente, mas não devemos assinar o cheque em branco de que tudo deve continuar da mesma forma. Conformismo não !!! Não sou defensor do governo PSDB  ! 

Esses Us$ foram extorquidos de quem produz. Existem pessoas que são escoradas por órgãos governamentais, políticos etc.
A Petrobras declarou hoje que se enganou no valor roubado, não foram 1.200.000.000 foram 1.900.000.000, isso que declaram......e o cara belga é parceiro do governo, tem até hidroelétrica, trouxa é quem levanta a bandeira dessa vagabundagem Petista.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço