Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Produtora faz documentário sobre a história da Tecelagem Parahyba

Filme retrata o cotidiano dos funcionários que passaram pela empresa.
Documentário sobre empresa de São José será exibido em setembro.

tecelagem parahyba (Foto: Natalie Rocha/ Coletivo Criamundo)

Produtora Coletivo Criamundo produziu documentário para resgatar a história da Tecelagem Parahyba. (Foto: Natalie Rocha/Coletivo Criamundo)

Com o objetivo de resgatar a história da antiga Tecelagem Parahyba, a produtora Coletivo Criamundo está produzindo o documentário 'Por Entre Fios', retratando o cotidiano dos funcionários que trabalharam na empresa em seus 89 anos de existência em São José dos Campos. O projeto está em fase final de gravação e a estreia está prevista para setembro.

A ideia partiu da falta de conhecimento das idealizadoras sobre o local ."Quando soube que aquela fábrica ainda funcionava com os mesmos equipamentos de muitos anos atrás, despertou minha curiosidade em conhecer a história do local. Muitas pessoas aqui da cidade também não tem conhecimento sobre a cooperativa", disse a idealizadora, Bianca Oliveira.

Após a empresa, que chegou a ser uma das maiores fabricantes de cobertores no país encerrar as atividades em dezembro de 1993, uma cooperativa têxtil assumiu o trabalho no local.

O documentário é de média-metragem e tem cerca de 45 minutos de duração. O material começou a ser gravado em março do ano passado e teve um custo total de R$ 105 mil.

Segundo as produtoras, a linguagem do vídeo é  baseada em relatos de ex-funcionários e pessoas que acompanharam o crescimento da fábrica.

Por entre fios (Foto: Natalie Rocha/ Coletivo Criamundo)Hoje, empresa é mantida por uma cooperativa de 
funcionários.(Foto: Natalie Rocha/Coletivo Criamundo)
.

Futuro
Uma segunda parte do projeto está nos planos da equipe. "Nosso próximo passo é seguir com a segunda parte do projeto, que será a produção de um fotolivro e exposição em outros Estados, principalmente em Pernambuco, onde outra unidade da Tecelagem existiu e hoje também atua como cooperativa", afirmou Natalie Rocha, outra idealizadora.

Depois disso, a expectativa é levar o material também para o exterior. "Estamos conversando com uma galeria de Portugal, para expor nosso trabalho em Lisboa. O que tem tudo a ver com a história da Tecelagem, porque ela foi fundada por um grupo de empresários portugueses. O vínculo histórico é muito interessante", disse Natalie.

A Tecelagem
Fundada em 1925, a Tecelagem Parahyba foi um dos principais marcos da industrialização em São José dos Campos. A fábrica encerrou suas atividades em 1993, depois de 70 anos de controle do mercado nacional na fabricação de tecidos e fiação de lã. Hoje ela é mantida por uma cooperativa de funcionários, a Coopertêxtil.

(*) Colaborou: Ana Paula Cunha

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/05/produ...

Exibições: 889

Responder esta

Respostas a este tópico

Coisa boa essa reportagem. Conheci a Tecelagem Parahiba antes de fechar e por duas vezes estive na Enorme fabrica.  É uma pena,...quem de viu e quem te vê.

Há pouco tempo, fui novamente naquela construção de tijolos a vista, muito comum na época onde em uma parte dela funciona uma empresa a TEXPHARMA, que fabrica tecidos cirúrgicos (gazes). 

Ao adentrar naqueles prédios antigos, conversei com uma pessoa que trabalha na cooperativa e fiquei sabendo que ainda fabricam cobertores até hoje,sendo que somente de segunda linha e baratos....mas continuam....pequena parte...  Izidro Gomes Xavier

Representei aqui no Rio a TECELAGEM PARAHYBA S/A., na linha de tecidos, de 1974 até 1980.

A família GOMES eram os proprietários. O patrão era o Sr.Severo Gomes que também foi o Ministro da Indústria e do Comércio no governo SARNEY.

O escritório comercial era na Av.Paulista.  

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço