Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado


É muito comum nos depararmos com profissionais de modelagem que relatam ter muita dificuldade em decidir o que fazer ao se depararem com modelos diferentes. Iniciantes então, nem se fala! A maioria dos cursos de moda ensina a desenvolver alguns modelos, porém o aluno se sente engessado no que aprendeu tendo muita dificuldade em lidar com novos formatos e estruturas. É preciso aprender como interpretar modelos; o que chamo de leitura de modelo.

Nos cursos que ministro, ensino o aluno a fazer algumas perguntas que lhe trarão à memória as técnicas iniciais. É preciso saber que devemos descobrir, por detrás dos detalhes, a estrutura inicial para então iniciarmos com sucesso o processo de modelagem. Vamos então lhe mostrar como fazer isso na prática. Escolhi algumas peças para fazer a interpretação e no nosso canal do Youtube temos alguns vídeos relacionados com a interpretação de modelos.


Acima temos dois modelos semelhantes no efeito, porém bem diferentes na estrutura. O primeiro vestido tem recorte abaixo do busto e bojo estilo sutiã. A saia tem volume criado por nesgas que vão do recorte abaixo do busto até a barra, onde abrem em roda (nível do joelho). Já o segundo vestido tem o mesmo recorte abaixo do busto e o bojo é mais um decote V profundo com ombro estreito do que um bojo.

Ensino meus alunos a visualizarem as linhas básicas sobre o modelo, para facilitar a interpretação. Veja como fazer isso na foto abaixo:


Desta forma, percebemos exatamente onde terminam os decotes, o formato dos bojos e tudo o que é necessário para iniciarmos a produção do molde. A estrutura inicial é sempre o molde base com cavas e decotes padrão, já com o comprimento desejado, porém sem nenhuma alteração de modelo. Sobre este plano inicial executamos os detalhes visualizados criando o molde com o modelo visualizado. É neste momento que eliminamos as pences cinto nos recortes, fazemos a transposição de pences, pences camufladas e usamos todas as técnicas de modelagem.

É importante ressaltar que detalhes como pregas, roda, drapeados e sobreposições vão sendo acrescentados após a construção do que chamo de esqueleto do molde. É como uma visão raios-X que nos ajuda a iniciarmos o molde e depois então criamos os detalhes. Pregas e drapeados surgem de cortes no molde e deslocamento de parte destes para criar espaço entre as partes. É importante fazer os recortes com exatidão quanto à direção e local do efeito a ser criado.

Segue aqui uma lista de reprodução com diversos vídeos onde faço interpretação de modelos:

http://www.youtube.com/watch?v=Hoqn2_9Bd5w&feature=player_embed...

Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado

Exibições: 608

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite  só si for curso p iniciantes mesmo. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço