Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Etapas da produção: como garantir a qualidade na indústria de confecção


imagem

Para ser competitivo hoje no mercado de produtos confeccionados não basta ser atual e estar por dentro das tendências, é preciso ter qualidade em todas as etapas da produção. Atingir a qualidade é uma forma estratégica que facilita a sobrevivência e a permanência da empresa, destacando-a em relação aos seus concorrentes.

Para garantir esta qualidade no produto é necessário verificar que todas as etapas da produção estão sendo conduzidas conforme solicitado, com uma qualidade orientada pela inspeção, pelo controle de processos e com ênfase em desenvolvimento de novos produtos. Além disso, todos os departamentos da empresa devem seguir a prática do controle e, consequentemente, a garantia da qualidade.

Na indústria de confecção o sistema de qualidade é considerado um conjunto de informações, de especificações técnicas de materiais e processos que servirão como orientação para a inspeção e o controle, sendo definidas durante o desenvolvimento de produto em todas as etapas de produção.

A busca pela qualidade é uma constante nas empresas, pois é de muita importância que os produtos passem por um programa de qualidade de forma que saiam para o mercado prontos para serem vendidos e aceitos pelos consumidores. São considerados produtos de primeira qualidade aqueles que estão em conformidade com um padrão pré-estabelecido.


Não cuidar da qualidade é o mesmo que desperdiçar material, mão-de-obra e tempo, pois um produto de baixa qualidade não terá aceitação do mercado consumidor e, logo, acarretará em prejuízos para a empresa.


Referência:
CARDOSO, Patrícia Mellero Machado (et all). Qualidade na Indústria de Confecções: Abordagem de Ensino e Prática. Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção - UEM. Disponível em: http://www.dep.uem.br/simepro/3/Artigos/qualidade_industria.pdf

Exibições: 550

Responder esta

Respostas a este tópico

  Não cuidar da qualidade é o mesmo que desperdiçar material, mão-de-obra e tempo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço