Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Denim Care® da Tavex é exemplo de iniciativa sustentável

Projeto Denim Care® da Tavex é exemplo de iniciativa sustentável
Fundada em 1846, com clientes em mais de 50 países, fábricas em três continentes e trabalhos para a Diesel, Levi’s e Zara, a tecelagem Tavex, participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria de Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também possui um viés sustentável que procura aplicar em todo seu processo de produção. O projeto Denim Care® é uma iniciativa que implementa inovações em etapas que vão desde a fiação de algodão até o acabamento, levando em conta também a pós-produção e reciclagem dos excedentes. 

Lilian Yumi Kurosaki, gerente de marketing jeanswear da empresa, acredita que a sustentabilidade deve ser pensada e colocada em prática desde já, para evitar problemas irreversíveis no futuro. “A crise hídrica em São Paulo é um grande exemplo disso. A Tavex trabalha com reaproveitamento de água há mais de oito anos, então, mesmo agora, enquanto várias empresas já estão tendo que parar produção, nós ainda não sofremos com isso, pois já fizemos um longo trabalho para reaproveitar esse recurso natural. Através do projeto Aquasave® a gente economiza mais de 300 mil litros de água por dia”, acrescenta.
 
Outras iniciativas da empresa também contemplam áreas que necessitam de mudanças. Além do algodão convencional, a Tavex conta com opções de algodão orgânico, algodão reciclado ou o algodão Origin, naturalmente colorido e produzido pela cooperativa de agricultores sustentáveis Coopnatural. E o processo de engomagem de tecidos da companhia só utiliza goma natural proveniente do descarte da indústria alimentícia.

O acabamento dos tecidos da tecelagem é hipoalergênico, biodegradável e não contém silicone. O produto é extraído das sementes do cupuaçu, tradicional da Amazônia, e pode ser reconhecido através da etiqueta Arawa® by Tavex, que também é um programa que beneficia diretamente cerca de 700 famílias que vivem da produção do cupuaçu.

Com essa etiqueta, além do apoio à comunidade, a Tavex ajuda a preservar a biodiversidade da floresta amazônica, evitando o desmatamento e a exploração descontrolada de seus recursos, e a controlar os recursos naturais locais de uma maneira economicamente sustentável, combinando desenvolvimento, geração de renda e preservação. Pensando também na pós-produção, a empresa afirma que todos os excedentes de tecido e algodão são reutilizados na fabricação de novos tecidos e todas as peças confeccionadas pela Tavex para feiras e showrooms são doadas para ONGs e outros projetos solidários. 

Muitas vezes focar em uma produção ética e sustentável ocasiona um aumento de preço no produto final. De acordo com Lilian Kurosaki, alguns procedimentos sustentáveis ainda são caros, porém soluções de reaproveitamento e reciclagem podem ser mais baratos que processos tradicionais. "O algodão orgânico é uma das únicas coisas que realmente continua tendo custos mais elevados, principalmente por conta de todas as certificações. Mas, por outro lado, trabalhar com engomamento natural e acabamento de Cupuaçu simplifica toda a produção, o que faz com que os custos se mantenham, sem aumentar o valor final do tecido", conclui, corroborando a ideia de que o projeto Denim Care® é a prova de que a sustentabilidade pode ser financeiramente viável e possível de ser colocada em prática. Um vídeo explicando melhor o movimento pode ser visto em https://vimeo.com/118596300.

Exibições: 156

Responder esta

Respostas a este tópico

Realmente uma gestão ambiental eficiente nas indústrias têxteis pode gerar uma maior rentabilidade, em nossa empresa estamos com o setor de Responsabilidade Ambiental arcando com seus custos, e sobrando, temos uma gestão dos resíduos, tanto sólidos, líquidos e atmosféricos.

Falta ainda melhorar ainda mais, no sentido de uma melhoria continua para sempre obtermos os resultados satisfatórios, quem sabe a experiencia acima citada pode servir de estudo para aplicarmos em nossos processos.

Muito boa a postagem.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço