Pernambuco enfrenta uma das secas mais longas dos últimos anos. Por causa da estiagem, 126 das 185 cidades já solicitaram o estado de emergência. Na região Agreste, chove abaixo da média pelo quarto ano consecutivo e o não há expectativa que o tempo melhore em 2015.
Em Caruaru, no Agreste do Ipojuca, a quantidade de chuva permanece abaixo da média histórica desde 2012. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em março de 2015, choveu o equivalente a 35 milímetros quando a média esperada era de 90.
Na região, as barragens que abasteciam as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe estão em colapso. Os municípios passaram a receber água do reservatório de Jucazinho, com sede em Surubim, que também fornece água a outras 14 cidades. O problema é que a barragem tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas opera com apenas 11% do volume total.
O segmento têxtil, que emprega cerca de 100 mil pessoas e é principal atividade a econômica da região, vem sofrendo com a falta d’água. As cidades de Caruaru, Santa Cruz e Toritama tem aproximadamente 300 lavanderias, que juntas fazem a lavagem de mais de 7 milhões de peças por mês.
Todo o material precisa passar pela etapa de lavagem, processo que requer uma grande quantidade de água. No caso do jeans, após cortado e costurado ele ainda não está pronto para chegar ao consumidor. A peça bruta é dura, parece uma lona e somente a lavagem pode mudar essa textura, tornando o material macio. As cores e até o cheiro também são inseridas durante esse processo, que sem água não funciona.
Para se ter uma ideia, cada peça consome pelo menos 8 mil litros de água para ser finalizada. Um caminhão pipa, por exemplo, só dá para lavar 100 peças. O processo de lavagem utiliza água bruta, sem tratamento. Porém, de acordo com o presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco e dono de lavanderia, Edilson Tavares, a situação pode ser apontada como a mais crítica da história. Segundo ele, o segmento tem dinheiro, mas não tem água para comprar.
Tags:
e cade os iluminados que fazem lavagem a laser e deus sabe mais o que? que aparecem nas feiras nos eventos como peça ecologica, resumindo é tudo balela se fosse verdade nao estariamos lendo esta materia
nao foi pt foi a globo e ela so consguiu isto porque para voces nos sempre fomos analfabetos, tosco, pouco instruidos, atrasados, entao tira o pt da historia, porque ele foi oferecer ajuda e o governador de voces nao quis, agua é um problema do planeta, esquece o pt porque ele nao governa o estado de sao paulo e voces estao sem agua tanto quanto nos, mas os toscos, analfabetos a sub raça somos nos e isto nao foi o PT sao voces que sao preconceituosos, discriminadores e acha que so servimos para a construçao civil, para domestica, ou seja profissoes que voces acham inferiores, voces tem odio de pobre e por isto odeiam o pt, voces nos odeiam (nordestinos, sub raça) e por isto o odio ao PT, so que minas gerais nao quis o candidato da propria terra e ai elegeu o PT, porque será
J. J. Torres disse:
É meus amigos, quando estavam tirando sarro do cantareira era legal! Vi vários videos de pessoas da região fazendo isso! literalmente sacaneando os "paulistas metidos" Naquela velha história de fulanos vrs ciclanos, ricos vrs pobres, paulistas vrs nordestinos
Esta ai, isso é um problema geral no país!!! Precisamos todos nos unir e parar com essa negócio que o PT criou de uns contra os outros! Isso não existe!! ou melhor não pode existir.... só unidos vamos mudar o rumo do nosso país...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por