Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Artesãs da Paraíba produzem coleção do estilista Ronaldo Fraga após capacitação do Sebrae

Escamas de peixe que se transformam em blusas, saias e acessórios como colares, brincos, cintos e prendedores de cabelo. Foi usando criatividade e ousadia que um grupo de artesãs que já virou celebridade na Praia da Penha, em João Pessoa (PB), participou, na semana passada, do desfile do estilista Ronaldo Fraga, no São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda da América Latina. O grupo de artesãs, batizado de Sereias da Penha, participa de projeto de inclusão produtiva e capacitação desenvolvido pelo Sebrae da Paraíba.

acessorios_escamas_de_peixe

O trabalho das artesãs faz parte da coleção do estilista Ronaldo Fraga, um dos mais conceituados do país, que foi contratado pelo Sebrae da Paraíba para uma consultoria em design no fim do ano passado. Para o desfile, batizado de Fúria das Sereias, as artesãs criaram cinco blusas e uma saia totalmente feitas de escamas, além de acessórios, todos desenhados pelo estilista e produzidos em tempo recorde pelas artesãs. O desfile foi intensamente aplaudido pelos presentes ao auditório superlotado.  Duas das artesãs, inclusive, participaram como “sereias” do desfile.

Das 17 Sereias da Penha, 15 assistiram  ao desfile, além de outras 15 pessoas envolvidas neste trabalho, entre elas, representantes do Sebrae em Alagoas, da prefeitura de João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IGFPB) e da empresa Energiza. A primeira dama da capital, Maísa Cartaxo, também esteve presente.

A gestora de artesanato do Sebrae na Paraíba, Sandra Duarte de Carvalho, destacou que o projeto do Sereias da Penha transformou a vida da comunidade local em todos os sentidos. “Não foi apenas um processo de inclusão produtiva, mas também a ampliação de visão de mundo das artesãs. Elas passaram a enxergar esse trabalho como uma opção de vida e carreira, tanto que estão buscando informações de como essa indústria funciona”, contou ela.

acessorios_escamas_de_peixe_2

De acordo com Sandra, o papel do Sebrae também é promover capacitações na área de gestão dos negócios das artesãs. “É muito importante levar informações sobre itens como formação de preços, fluxo de caixa, atendimento, embalagens dos produtos e logística. Dessa forma, o desenvolvimento dos negócios se torna mais consistente”, ressaltou, já vislumbrando um aumento das atividades das artesãs com a repercussão do desfile de Ronaldo Fraga. “Esse desfile deve dar mais visibilidade e impulsionar o desenvolvimento do artesanato das Sereias”, disse a gestora.

O estilista Ronaldo Fraga destacou a importância de levar o trabalho das artesãs para a passarela. “Desde os anos 80, eu desenvolvo esse tipo de trabalho, mas eu tinha restrições em levar para os desfiles, porque poderia parecer apropriação. Mas agora eu vi que é importante dar visibilidade ao trabalho dos artesões, para que eles possam se tornar mais conhecidos e ganharem viabilidade comercial”, disse.

Oportunidade – A aproximação entre Ronaldo Fraga e as artesãs rendeu ideias novas para sua coleção e acabou abrindo as portas para essas mulheres entrarem no mundo da moda. É o caso de Teresa Cristina Júlio, de 58 anos, que trabalha há dez anos com escamas de todos os tamanhos, da tainha ao camurupim. Antes de entrar no mundo da moda, ela produzia pequenas peças de roupa e decoração em crochê. Há quatro meses descobriu um universo novo ao conhecer o trabalho do estilista, parceiro do Sebrae em outras iniciativas para capacitação de empreendedores de pequenos negócios.

“Sempre acreditei na escama de peixe. Quando o Ronaldo veio aqui nacomunidade, descobrimos novas possibilidades. Ele é incrível e criativo. Devemos muito ao Sebrae também que acreditou no nosso material”, afirma Teresa, que em breve, com o apoio do Sebrae e das instituições parceiras, deve se organizar enquanto associação para tocar o negócio em duas frentes, uma voltada para uma linha popular e outra com foco nos desfiles.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, a moda é um segmento amplo e há espaço para novos talentos, basta saber identificar oportunidades. “É importante que o futuro empresário se preocupe com a gestão de seu negócio e isso vai além da capacidade criativa. A moda brasileira já é referência no mundo e as oportunidades de negócios que ela oferece podem e devem ser aproveitadas pelas micro e pequenas empresas de confecção, design, joias e bijuterias, calçados, acessórios, entre outros”, salientou.

O Sebrae e a moda – O Sebrae atende hoje mais de oito mil empresas no segmento da moda e possui diversas soluções como cursos, consultorias e até aproximação de empreendedores e investidores. A instituição também oferece várias oportunidades para que empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir.

O Movimento HotSpot, por exemplo, uma parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), é um dos exemplos de ações de incentivo ao empreendedorismo desenvolvidas pelo Sebrae, que premia talentos inovadores e criativos em 11 categorias – arquitetura, beleza, cenografia, design,, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música.

Por meio do convênio com o In-Mod, 17 pequenos negócios do mercado da moda selecionados pelo Sebrae participam da FFW Shop, uma loja-conceito da Fashion Week que permite a esses empresários mostrarem o seu talento e conhecerem os bastidores do evento. Além da loja, os expositores visitaram marcas como Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch e Salinas, que integram o Grupo InBrads e assistirão desfiles comentados.

http://connectmedia.com.br/roupas-e-acessorios-feitos-com-escamas-d...

Exibições: 392

Responder esta

Respostas a este tópico

e mais uma vez a nossa pobre araiba pagando para ronaldo fraga desfilar no SPFW, enquanto isto a nossa escola de moda que treina mais de 200 costureiras por ano esta fechada, é o cafajeste do nosso prefeito querendo emplacar a primeira dama como deputada em 2018, mas vamos coloca-lo na rua ano que vem e a proxima vez que ronaldo fraga vier aqui vamos convocar as artesoes do brdado que ele abandonou para fazermos um protesto onde ele tiver, ja estamos cheios de sanguesugas aqui no nosso estado que quando vao a falencia recorrem aqui no nosso celeiro, para se levantar na midia, principalmente este ai que se envolveu no ecandalo da lei rouanet, ou será que a midia ja esqueceu

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço