Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inmetro realiza Operação Dia das Mães em todo o Brasil. Vão percorrer os comércios varejistas e atacadistas para examinar roupas e artigos têxteis em geral

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está realizando a Operação Dia das Mães em todo o Brasil. Até o dia 30 deste mês o Instituto pretende percorrer os comércios varejistas e atacadistas para examinar se roupas e artigos têxteis em geral atendem ao regulamento de conformidade estabelecidos pelo Inmetro

Serão inspecionados se os produtos estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.

FONTE: http://www.vejafolha.com.br/site/corpo.php?acao=noticia&id=39892

Exibições: 249

Responder esta

Respostas a este tópico

Esta fiscalização deveria ser feita o ano todo e com muito mais rigor, pois tem muitos produtos que são comercializados sem estas informações.

Um outro seguimento que esta completamente abandonado pela fiscalização é a compra de vestuário feita pela internet, onde a grande maioria não mostram no site tais informações, principalmente origem e composição do produto. Tais fornecedores deveriam ser punidos também. A lei existe porem poucos cumprem.

Esta é outra medida inócua, pois se o INMETRO, quer pegar alguma irregularidade, primeiro tem que checar toda importação de tecidos até peças prontas do vestuário.Vá no porto, abra os contêiner, ~´a na fronteira, não deixe caminhões atravessarem, sem controle. Não ir agora ao "logista", para ferrar com o cara. Isto esta igual a policia que não quer prender o CHEFÂO, ai faz uma batida na favela e prende uns ajudantes do trafego e diz que outros fugiram, quem fugiu, foi o chefão avisado com antecedência.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço