Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O custo real de uma t-shirt de 2 euros!! E você?? qual seria sua reação com essa campanha??

Uma t-shirt branca que custa 2 euros é o mote de uma campanha de sensibilização sobre a exploração laboral da indústria têxtil de baixo custo. Veja o vídeo.

O vídeo mostra uma máquina de venda automática numa rua do centro de Berlim, Alemanha, com a indicação de que as t-shirts brancas, disponíveis em diferentes tamanhos, custam 2 euros.

 

Homens, mulheres, casais, amigos... são vários os interessados que se dirigem à maquina e introduzem uma moeda. Mas em vez da t-shirt "recebem" uma mensagem que mostra os rostos e os "custos" que justificam aquela peça de roupa ser tão barata: "Conheça a Manisha, uma das milhões de pessoas que fazem a nossa roupa barata por menos de 13 cêntimos à hora, durante 16 horas por dia. Ainda quer comprar esta t-shirt?".

Após a mensagem, os destinatários podem optar por concluir a compra ou fazer o donativo daquela verba.

"Às vezes não sabemos o que compramos ou não queremos pensar nisso, mas temos que pensar nos trabalhadores que fazem as roupas que vestimos", sublinha a italiana Orsola de Castro, citada pelo "El Pais", ativista italiana impulsionadora do Fashion Revolution Day(dia da revolução da moda, em tradução literal). Esta data celebra-se desde 24 de abril de 2014 para sensibilizar a opinião pública para a exploração laboral que está por detrás da indústria têxtil de baixo custo.

A ideia surgiu após a tragédia no Bangladesh, em 24 abril de 2013, quando um edifício onde funcionavam cinco fábricas de roupa, que forneciam conhecidas marcas ocidentais, ruiu e mais de 1100 pessoas morreram.

Este vídeo, realizado no âmbito desta campanha de sensibilização, foi divulgado a 23 de abril e já conta com perto de três milhões de visualizações no YouTube.

FONTE: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=45...

Exibições: 149

Responder esta

Respostas a este tópico

campanha impressionante!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço