Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Publicidade da Saint Laurent proibida por modelo "morbidamente magra"

Uma publicidade realizada para a Saint Laurent, veiculada na revista Elle UK, foi proibida pela autoridade de regulação da publicidade no Reino Unido, que julgou que a modelo em evidência está "morbidamente magra".

Nesta foto em preto e branco, uma mulher está deitada no chão, com as mãos nos cabelos. A manequim longilínea está usando um vestido preto curto com um decote profundo. 
A autoridade britânica de monitoramento da publicidade (ASA), que interveio depois de ter recebido uma queixa, considerou que a pose da manequim e a iluminação desta publicidade atraiam particularmente a atenção para seu busto onde “se vê as costelas e as pernas da modelo, que aparecem muito magras”, na sua decisão publicada nesta quarta-feira (03).
 
"Nós consideramos assim que a manequim parece morbidamente magra nesta imagem e concluímos que esta publicidade é irresponsável", acrescentou o órgão de controle.
 
A ASA explicou que a YSL "havia apontado estar em desacordo com a visão das partes queixosas sobre o fato de que a manequim estava morbidamente magra", mas não forneceu resposta detalhada.
 
A revista Elle UK, na qual a publicidade foi veiculada, disse à ASA não ter nenhum comentário a fazer sobre a queixa.
 
A decisão significa que a publicidade não deve ser veiculada sob sua forma atual.
 
Nos inícios de abril, em uma ofensiva contra os danos da anorexia, os deputados franceses votaram a proibição do recurso a manequins magras demais e desnutridas, para o desgosto das agências que se dizem vítimas de uma "estigmatização".
 
Outros países como Espanha, Itália, Bélgica, Chile e Israel já tomaram disposições legislativas ou regulamentares sobre este assunto.
 
Esta nova medida ocorreu na França no dia seguinte à criação de um delito de incitação à magreza excessiva.
 
A anorexia mental atinge de 30.000 a 40.000 pessoas na França, mulheres em uma esmagadora maioria (90%) e está entre as patologias psiquiátricas que apresentam a maior mortalidade.

http://br.fashionmag.com/news/Publicidade-da-Saint-Laurent-proibida...

Exibições: 546

Responder esta

Respostas a este tópico

só osso

   A anorexia mental atinge de 30.000 a 40.000 pessoas na França, mulheres em uma esmagadora maioria (90%) e está entre as patologias psiquiátricas que apresentam a maior mortalidade.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço