Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os fashion films estão presentes na moda há pouco tempo, mas se superam a cada temporada. Com ótimos roteiros e direções, alguns nem parecem campanhas. Listamos 10 que valem o play.

Fashion Films
Para fugir do tradicional formato publicitário, importantes grifes de moda têm utilizado cada vez mais um recurso que já estava presente em suas campanhas de perfumes: curtas com tramas que contextualizam seus produtos. A diferença é que nos fashion films a experiência é elevada a um nível cinematográfico consideravelmente alto, uma vez que muitos sequer parecem campanhas de roupas. A cada temporada, uma dezena de ótimas histórias surgem para promover coleções. E a abordagem é bem flexível, indo de documentários à ficções científicas. Separamos 10 fashion films que merecem alguns minutos de sua atenção. Estão organizados de maneira aleatória, porque quem escolhe o melhor é você. Aperte o play!

1. T by Alexander Wang, por Darren Stein

Uma sacada fantástica é a que Alexander Wang fez para a coleção de inverno 2013 da T by Alexander Wang. Um belo dia, o estilista soltou que organizaria um evento aberto ao público num sábado de manhã, mas sem explicar o propósito do mesmo. Apesar da falta de informação, naquele sábado, uma fila gigante com fãs da marca se formou. Todos curiosos para saber o que os aguardavam. O resultado é engraçado, mas ao mesmo tempo assustador. E o pior é que não sabemos de faríamos diferente, viu?! Assista pra entender do que estamos falando.

2. Lanvin Summer 2013, por Steven Meisel

Alber Elbaz, diretor criativo da Lanvin, não pôde comparecer às filmagens da campanha de sua coleção Verão 2013. A solução encontrada foi orientar a equipe via Skype. A ideia não só deu certo, como também serviu de inspiração para complementar o vídeo. O estilista aparece comentando a própria coleção via Skype. O que era pra ser “comum”, acabou ficando cômico e original. Parfait!

3. This Must Be The Only Fantasy, por Todd Cole

Sidney WilliamsElijah Wood e Guinevere van Seenus protagonizam o curta criado pelo fotógrafo e diretorTodd Cole para a Rodarte. Uma aventura mágica cheia de referências fantásticas, de fadas à abduções extraterrestres, que atraiu mais de 430.000 visualizações no YouTube. Parte deste número é resultado de uma parceria entre o The Creators Project, a Vice Media e a Intel. Quase um Final Fantasy em live action.

4. Walking Stories, por Luca Guadagnino

Esta é talvez a produção mais ambiciosa já feita para uma grife de roupas. A Salvatore Ferragamo convidou o diretor Luca Guadagnino para dirigir a websérie Walking Stories, que conta a jornada de uma história de amor ao redor do mundo. Dividida em 8 episódios, a websérie chegou a atrair mais de 100.000 espectadores por capítulo. A trama poderia facilmente ser um filme de Woody Allen, conhecido por tornar as cidades ambientadas em personagens. No caso, Kaya Scodelario passa por Florença, Los Angeles e até Shangai. Abaixo, todos os episódios juntos num só filme. Ficou bem legal!

5. Kate Moss for Alexander McQueen

Quando o desfile da coleção de Inverno 2006 de Alexander McQueen chegou ao fim, todos pensavam que o show havia acabado, até que o holograma de uma flutuante Kate Moss invadiu o espaço. O momento icônico foi pensado pelo próprio McQueen em parceria com o produtor Baillie Walsh. McQ sempre procurava incrementar seus desfiles com intervenções ou interações nunca antes vistas, e essa é mais uma delas. Através de uma técnica antiga, conhecida como Pepper’s Ghost – a qual utiliza placas de vidro e iluminações especiais para causar ilusionismo -, o efeito provocou a aparição repentina de Moss, arrancando suspiros dos convidados presentes. Tudo documentado em vídeo:

6. Candy L’Eau, por Wes Anderson e Roman Coppola

Numa segunda colaboração, Wes Anderson e Roman Coppola dirigem a história de Candy (Léa Seydoux, de “Blue is the Warmest Colour”), que se encontra no meio de um triângulo amoroso com dois garotos. O vídeo é parte da estratégia de divulgação da fragância Prada’s Candy L’Eau, mas é ao mesmo tempo um editorial cheio de criações de Miuccia. Anderson e Coppola são figuras conhecidas do cinema, tendo já colaborado no filme “Moonrise Kingdom” (2012).

7. Mademoiselle por Chanel

Mademoiselle é parte da série “Inside Chanel”, a qual reúne vários filmetes que repassam a trajetória da famigerada Maison. Neste capítulo, somos introduzidos à história de como Coco Chanel se tornou Mademoiselle, além de contar como os fãs e colaboradores inspiraram alguns elementos icônicos da grife. O diferencial aqui é que o fashion film está mais para uma animação do que para um editorial, aproximando ainda mais a moda do cinema e reforçando esta era transmidiática.

8. To Die By Your Side por Spike Jonze

As incríveis clutches de Olympia Le-Tan ganharam um curta igualmente incrível, dirigido por Spike Jonze(diretor e roteirista de “Her”que falamos aqui). As clutches de Olympia viraram it-bags porque são representações de clássicos da literatura, livros transformados em bolsas. O vídeo segue o mesmo conceito e conta um romance entre os personagens das capas dos livros-bolsas. Simplesmente genial.

9. I Know You Want Me wearing Lanvin

Outro da Lanvin que apela para o humor, ao invés do formato editorial da maioria dos fashion films. Os modelos Karen ElsonRaquel ZimmermannLowell Tautchin e Milo Spijker dançam ao som de “I Know You Want Me” de Pitbull, usando Lanvin. Ao final, o diretor criativo da marca, Alber Elbaz, de engraçadinho que é, também se joga no meio.

10. Act da Fool por Harmony Korine

Proenza Schouler convidou o roteirista do cult “Kids” (1995), Harmony Korine, para acompanhar uma garota do Tennesse e sua gangue. Korine é conhecido por sua abordagem crua dos submundos das grandes cidades, mergulhando fundo nas vidas de adolescentes que abusam de drogas, sexo sem proteção e suas gangues. A diferença grotesca entre a coleção da Proenza e as personagens é algo notável, causando um impacto único na narrativa. Outro ponto interessante é o formato documentário adotado para o fashion film, algo pouco comum.

Exibições: 895

Responder esta

Respostas a este tópico

o de Alexander Wang mostra o quanto o ser humano é pobre de espirito, de conteudo, de cultura, enfim de tudo, o unico que vale a pena e a historia de chanel, que mesmo ja conhecida ainda ainda nos causa admiraçao, o resto e maketing barato empurrado de goela abaixo por milhoes de dolares destinado a uma hmanidade perdida

Muito bom. Quem labuta no mercado da moda tem necessidade de informação para renovar conceitos e se atualizar. A moda prova mais uma vez que é dinâmica.

   Neste capítulo, somos introduzidos à história de como Coco Chanel se tornou Mademoiselle, além de contar como os fãs e colaboradores inspiraram alguns elementos icônicos da grife. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço