Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Que os pequenos detalhes na criação de moda fazem a diferença não é novidade, concorda? Na verdade, em qualquer estratégia de marketing, um produto converte-se em algo especial e diferente do resto do mercado por meio daqueles detalhes que o tornam único. Na moda acontece a mesma coisa.

Como futuro designer, na hora de compor um produto, você deverá estar sempre atento a todos os detalhes na criação de moda. Uma roupa pode ter uma silhueta admirável e uma ótima linha, mas serão os detalhes que irão defini-la e diferenciá-la do trabalho de outros designers. Em geral são os detalhes que garantem a venda.

Quando os clientes avaliam as roupas de perto, eles veem mais do que simplesmente a forma e o corte. Eles percebem fechos interessantes, pespontos, bolsos incomuns, estilos de colarinhos e cintos. Todos esses elementos devem ser considerados no desenvolvimento do produto, pois permitirão explorar mudanças e incrementos mais sutis em modelos semelhantes da sua coleção.

A história do vestuário nos mostra a importância que tiveram os detalhes na criação de moda ao longo dos tempos. Durante séculos, esses pormenores marcaram os traços distintos de cada período e a diferenciação entre classes e grupos sociais. Cada momento contribuiu com novos elementos que hoje representam uma inesgotável fonte de inspiração para designers em todo o mundo.


Prova disso são os detalhes que serviram como símbolo para muitas grifes, como a gola Chanel que lançou a designer francesa e que Karl Lagerfeld reinventou ano após ano. Outros exemplos são as franjas em caracol patenteadas pelos prestigiados designers espanhóis Victorio & Lucchino, ou o sutiã em forma de cone que complementava o espartilho que Gaultier criou para a Blond Ambition Tour de Madonna e que foi um verdadeiro emblema da moda no início dos anos 1990.

Por Francys Saleh
Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Fonte: 1000 Detalhes de Design de Moda – Natalio Martín Arroyo

Exibições: 964

Responder esta

Respostas a este tópico

   Prova disso são os detalhes que serviram como símbolo para muitas grifes, como a gola Chanel que lançou a designer francesa e que Karl Lagerfeld reinventou ano após ano.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço