Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

por: Marcela Leone

o-que-e-moda-sustentavel-afinal

A sustentabilidade chegou ao mundo da moda e vem conquistando espaço entre empresários e consumidores. Prova disto é que, atualmente, a moda sustentável deixou de ser produzida somente por pequenas marcas desconhecidas e tem ganhado a atenção das principais grifes do planeta. Mas, afinal, o que é moda sustentável?

De acordo com a consultora de moda Bida Thomazini, para ser sustentável a moda tem que alinhar os impactos socioambientais aos aspectos econômicos da sua indústria. “É preciso aplicar os Rs da sustentabilidade em toda sua cadeia produtiva, ou seja, rastrear o
fornecimento de toda cadeia produtiva, investir em pesquisa de novos materiais, possuir um trabalho de excelência na sua linha de produção e tornar viável a comercialização dos seus produtos”, explica.

Atualmente, a maior referência em exemplos de prática e crescimento comercial de produtos de moda sustentável são os mercados europeu e americano. “Ao longo da última década, europeus e norte-americanos conseguiram criar um modelo de desenvolvimento sustentável sólido. Para isso, desenvolveram diversas parcerias com universidades, designers, especialistas, pesquisadores e toda a indústria têxtil local”, completa.

OS 5 LEMAS DA SUSTENTABILIDADE NA MODA:

1. CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E EMPREGO
2. DIVERSIDADE CULTURAL
3. DURABILIDADE DO PRODUTO FINAL
4. APROVEITAMENTO RACIONAL DE MATÉRIA PRIMA
5. USO DE MATERIAIS SAUDÁVEIS

*Bida Thomazini é editora do portal Casa Tear Magazine, que aborda o tema sustentabilidade em diversos universos, como o da moda, beleza e comportamento. 

Foto: reprodução 

http://alllingerie.com.br/o-que-e-moda-sustentavel-afinal/

Exibições: 374

Responder esta

Respostas a este tópico

Esta pergunta quem sabe responder e o hercorvirtch

Na boa, o Brasil tá longe de fazer moda sustentável. 

Sobram rarissimas empresas que passem do filtro numero um.

Que o diga as costureiras e artesãs do setor. 

Tudo no gogó é muito lindo, pratica, é outra coisa, totalmente diferente.

“Ao longo da última década, europeus e norte-americanos conseguiram criar um modelo de desenvolvimento sustentável sólido.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço