Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ministro Aldo Rebelo se encontra com empresários do Setor - Sinditêxtil-SP e com a Abit

No dia 24 de setembro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, assinou um acordo de cooperação científica com o Sinditêxtil-SP e com a Abit, durante evento realizado pelo Sindicato na sede do Ciesp de Americana. O convênio busca apoiar o setor no desenvolvimento tecnológico na busca de eficiência energética e hídrica, dentre outros aspectos voltados à inovação, como reuso de água, utilização de resíduos, pesquisas, etc. 

Para Rafael Cervone, presidente da Abit, as empresas precisam se preparar para o fim da crise pela qual o Brasil está passando. Pensar no futuro e em como conseguir produzir mais com menos recursos como água e energia. 

Em palestra sobre inovação e competitividade no setor, o ministro ressaltou as posições ocupadas pelo Brasil no mercado global. "É admirável que, mesmo com as atuais dificuldades, nossa indústria ainda seja o quinto maior parque têxtil do mundo e esteja entre os quatro maiores produtores de vestuário do ranking", disse. "É um fenômeno, uma demonstração de vigor e capacidade."

Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP, reforçou a necessidade de garantir segurança hídrica e energética em meio ao momento econômico. "Nós sempre acreditamos que sustentabilidade e proteção ao meio ambiente trazem resultados para as empresas. É importante que o governo, através do MCTI, nos apoie na solução de problemas ambientais que sofremos aqui na Região de Americana".

Abit, MCTI e Sinditêxtil-SP assinam convênio

Também presentes no evento, o prefeito de Americana, Omar Najar, e o diretor geral do DAE local, Leandro Zanini Santos, fizeram colocações ao ministro quanto a enorme carga tributária do governo atual e a necessidade de implementar o quanto antes as obras do sistema de tratamento da cidade. O diretor do Ciesp de Americana, Seymour Furlan, enfatizou a importância de empresas, universidades e governos trabalharem juntos. “É necessário o alinhamento de todos para produzir produtos e serviços que atendam cada vez melhor os aspectos econômicos, sociais e ambientais”.

Empresários e profissionais do setor têxtil de Americana e região prestigiam a palestra do ministro 

 

O Acordo - Válido por dois anos – prorrogáveis –, no acordo as entidades signatárias se comprometem a definir programas de trabalho que priorizem temas de desenvolvimento tecnológico de interesse da indústria têxtil nacional. A parceria pode compreender atividades em nanotecnologia, testes de conformidade, tecidos do futuro, acabamento de superfície, processos sustentáveis, rotas tecnológicas da área, artesanato, moda e design. Além disso, incentiva a pesquisa de tecnologias para eficiência hídrica e energética.

- See more at: http://www.sinditextilsp.org.br/noticias/ministro-aldo-rebelo-se-en...

Exibições: 307

Responder esta

Respostas a este tópico

Senhor ministro, o fato de estarmos entre o 5º maiores produtores, é muito suor de empresários e colaboradores, que investem e se arriscam neste segmento, e sem o merecido apoio Governamental ( impostos³+corrupção²+incompetência).
Um pequeno passo, mas é melhor que NADA!!
Parabéns a ABIT e ao SindiTêxtil, que trabalham arduamente para estes acordos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço