Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fábrica instalada em cadeia de MT produz roupas e lençóis

As capacitações ofertadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos (Sejudh) para os recuperandos de Mato Grosso ocorrem em todas as unidades penitenciárias do sistema. Na Cadeia Pública de Alto Garças, 19 recuperandos trabalham em uma fábrica instalada no interior da unidade, onde confeccionam lençóis, uniformes e outras peças têxteis para a creche, a escola e o hospital do município.

Um dos principais benefícios para a sociedade, além da reintegração social por meio do trabalho, é que a produção destinada aos órgãos da área da educação e da saúde resulta em economia para os cofres públicos.

Os detentos atuam em dois períodos – matutino e vespertino – em uma fábrica com cinco máquinas industriais. “Confeccionando lençóis e uniformes, devolvemos um cidadão recuperado pra sociedade, que já vai sair daqui com um ofício, o que ajudará esta pessoa a retornar ao convívio social de forma menos traumática.

Por outro lado evitamos que o Estado gaste com a compra destas peças e, assim, nos conseguimos promover, ao mesmo tempo, a reinserção e a economicidade”, explica Gena Gonçalves, superintendente de Gestão de Cadeias. A parceria com os órgãos municipais de educação e saúde é resultado da busca do Governo do Estado por novas oportunidades que possibilitem criar ressignificações na relação entre o recuperando e a sociedade e a evolução de serviços que gerem mais benefícios para todos os envolvidos: servidores penitenciários, familiares e os recuperandos.

“Passamos por um processo de reestruturação da forma como atendemos estes cidadãos, estamos oportunizando que estes homens tenham acesso a uma nova vida, uma chance de começar de novo”, analisa Luiz Fabrício Vieira Neto, secretário interino da Adjunta de Administração Penitenciária, ligada a Sejudh.

O gestor lembra que o direito ao trabalho é um dos elementos fundamentais para garantir a dignidade do ser humano. “Quando uma pessoa é presa, ela não perde este direito, na verdade, de acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), o trabalho é tanto um direito quanto um dever daqueles que foram condenados e se encontram nos estabelecimentos prisionais”, explica Vieira Neto. O objetivo do trabalho destinado aos recuperandos não é aplicar uma segunda punição àquele que já tem a liberdade cerceada mas, pelo contrário, reintegrar e reinserir o preso para a vida em sociedade, finaliza o secretário adjunto. -

See more at: http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/fabrica-instalada-em-cad...

Exibições: 460

Responder esta

Respostas a este tópico

a ideia seria otima se fosse pra ser de verdade, mas quando informam que sao 5 maquinas voce ver que e uma palhaçada, minha empresa ja fez trabalho com presidio, (paramos porque trocaram de diretora), e posso dizer que 5 maquinas em um universo com 300 a 400 detentos nao e programa de recuperaçao de coisa nenhuma, porque la dentro tem muito mais do que isto para trabalhar  e se recuperar, porque quando fizemos um trabalho aqui no presidio feminino de joao pessoa nos tinhamos 40 mulheres bordando, em dois anos foram mais de 30 que sairam por terem a pena reduzida, entao posso dizer que com 5 maquinas senhor diretor ou diretora, seu trabalho e uma fachada ou uma maquiagem para mostrar para a sociedade que o seu governo estadual esta fazendo trabalho social, pura balela

ola Fransisca

Nao poderia concordar mais com vc

estes programas de governo nada mais e do que maquiar servicos, que na verdade sao verdadeiras mentiras

eu montei uma estrutura e uma fabrica dentro do presidio de Itajai, um investimento de $100 mil, em 2 meses fiquei 1` ano esperando receber o FAMOSO convenio, pois a incopetencia do gestor deixou a desejar, quando passei por cima dele e fui direto ao diretor da DEAP chegou em 1 semama, com nomes errados, la foi mais 1 mes para corrigir, quando assinei finalmente 5 copias nunca mais ouvi falar por quase 4 meses, ja cansada de tanto esperar este dia 10 passado resolvi ir ao Presidio sem avisar a visita, pois moro nos EUA.

Cheguei no presidio e fui tratada como uma estranha ja na entrada,subindo para a administracao deparo com minha sala aberta, chego perto entro estava totalmente depenada, vou a administracao e sou apresentada a NOVA GESTORA, que na cara dura teve a audacia me dizer suas coisas estavam mofando e resolvi tirar para arejar. Perguntei: minha sala foi invadida, onde estao minhas coisas, me levou a uma triagem um muquifo imundo humido e podre de sujo mais de 50 mil em material tudo jogado no chao 7 maquinas de costura 0 km empilhadas. 

Olha Fransisca o que acontece hoje no Brasil eh o reflexo das mas gestoes do sistema podre que o Brasil tem, onde alem de corruptos sao apontados por pessoas sem nenhuma qualificacao para as gestoes.

Este Pais eh simplismente um caso perdido.

Ai te pergunto que re socializacao eh esta?

neste caso me parece que os presos trabalham para os outros setores publicos se beneficiar!!!

gostaria de trocar ideias com vc

meu email ingriterpujol@hotmail.com

Ingrite 

meu email franciscagvieira@hotmail.com  nao e o brasil, simplesmente as pessoas nao sabem quais sao as atribuiçoes dos governos estaduais federais e municipais, os presidios geralmente sao estaduais, entao nao podemos condenar a todos, infelizmente os governos estaduais metem a mao nas verbas federais e acontece isto, pode procurar que este diretor ou diretora esta recebendo verba federal que foi pro estado para implantar este programa, o problema e que o governo federal nao fiscaliza o que esta sendo feito com as verbas enviadas aos estados e municipios que estao na mao de bandidos em quase 100% do pais

Meu querido

obrigado pela oferta, mas estou correndo de qualquer negocio neste merda chamada Brasil

Se souber de alguem que busque algo certamente lhe recomendarei

Boa sorte com a crise

Hoje me sai mais barato fabricar nos EUA ja que todo meu material e importado

aqui pago 5% em taxa de exportacao para qualquer produto que compoem minha peca

no BRASIL 170%

Pais de merda viu!  Nao insentiva ninguem a investir

Tenho pena de quem trabalha duro como vcs e ainda tem que pagar impostos para este bando de ladroes que no final do dia saem impunes com tornozeleira e tomando champanhe em casa rindo da cara to povo

Eu cansei!

Atenciosamente

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço