Por Vania Alves de Barros
Coordenadora de Engenharia de Modelagem
De uns anos para cá houve um aumento expressivo de faculdades e universidades que abriram cursos de Moda, além da criação de cursos técnicos por diversas instituições. O que vemos é que a maioria dos estudantes de Moda, prefere atuar na área de Design de Moda ao invés da Engenharia de Modelagem. Um dos motivos pela escolha é que grande parte das instituições tem foco para o design.
Desta forma, mesmo com tantos cursos de Moda, o mercado tem carência de bons profissionais de modelagem. São eles que dão vida ao desenho técnico realizado pelo estilista e tornam real um produto de moda, aliando conforto, segurança, ergonomia e estética as peças. Os Modelistas é que proporcionam sucesso ao produto, pois uma boa modelagem faz com que a vestibilidade seja agradável.
É necessário que a pessoa que opte pela área procure mais conhecimento sobre a Engenharia de Modelagem. Apesar da carência de cursos, é justamente aí que nasce a valorização dos profissionais. Para quem busca, sempre há uma instituição oferecendo cursos especializados. Também é importante saber trabalhar com a modelagem computadorizada, pois existem vários softwares para realização de moldes no computador, como o sistema Audades Moldes e Audaces Encaixe.
FONTE: ARQUIVOS DO AUTOR
Portanto, os profissionais da Engenharia de Modelagem ganham excelentes salários e há várias empresas procurando por profissionais qualificados. Existem oportunidades em vários pontos de mercado de Moda em todo Brasil.
FONTE: ARQUIVOS DO AUTOR
Por Vania Alves de Barros
Coordenadora de Engenharia de Modelagem
Tags:
Muito bom lembrar dos modelistas! E para quem se interessa pela área, o SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro, possui um curso de Pós Graduação em Modelagem do Vestuário. Sou aluna do curso e posso dizer que estou adorando as aulas. Maiores informações no link: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/sen...
A modelagem é apenas uma parte da Engenharia de Produto de Confecção. Faltam sim, profissionais modelistas em todas as especialidades de produto e mesmo as atuantes tem mostrado despreparo, principalmente em alfaiataria, onde a técnica é mais exigida. Na cidade de Cianorte-PR, tida como a referência e polo de confecção no Paraná, os modelistas não sabem fazer ampliação de moldes, seja a mão ou no CAD. Criou-se lá o hábito de quem amplia é o operador do CAD para encaixe, pois assim ele mexe no molde para encaixar melhor. Em uma famosa marca da cidade, instiguei as estilistas a provarem tamanhos maiores (nunca haviam feito isso) e o resultado foi catastrófico.
Ainda sobre engenharia, há falta de profissionais técnicos para coordenarem o setor, pois exige conhecimentos em tecidos, máquinas, aparelhos, acabamentos, fluxo de processo fabril, materiais em geral, consumos, além da modelagem, de forma a proporcionar o fim do que chamo "a ditadura das modelistas", que são quem decidem o fluxo do processo e os acabamentos (em alguns casos até feitos a mão), sem contar as partes de moldes esquecidas na hora de salvar o arquivo. A coordenadora de Engenharia de Produto de Confecção, não de engenharia de modelagem apenas, precisa entender e aprovar tudo isto.
É motivador ler esta matéria, ou devo procurar estas empresas que precisam de bons profissionais ou devo trabalhar fazendo consultoria pois enquanto profissional contratada meu salário é o mesmo de operadores de máquinas que repetem a mesma operação o dia todo, o meu intelectual é insultado por isto com a desculpa de que se eu não quiser encontrarão outra pessoa para fazer o que faço. Não acredito que cada região deva valorizar os profissionais de forma diferente, a valorização deveria ser a mesma em todas as regiões.
A propósito, a empresa que me tem hoje como funcionária pode se considerar com sorte, pois atuo sendo muito mais do que modelista, aliás fazer modelagem é só uma parte de toda a engenharia de produto que atuo sozinha, percorro a empresa toda, não fico numa salinha com meu ar-condicionado e meu audaces.
Contudo, saber que ainda existem empresas que valorizam e necessitam de bons profissionais me traz esperança de conseguir ser remunerada justamente, e que assim eu possa sonhar e realizar projetos e não mais apenas trabalhar para sobreviver neste mundo.
Portanto, os profissionais da Engenharia de Modelagem ganham excelentes salários e há várias empresas procurando por profissionais qualificados.
eu nunca fiz curso de modelagem, aprendi tudo com uma tia e a liçao que ela me deixou foi: o modelista é um escultor mal pago, se voce nao consegue pensar no corpo em 3 dimensoes nunca será um bom modelista, modelo qualquer coisa feminina, acredito que a modelagem da nossa marca esta dando conta do mercado
NÓS FAZEMOS DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO PARA EMPRESAS DE FORA E ATE DE SAO PAULO, ELES PAGAM ATE 1.000,00 POR PILOTO, AGORA NAO ESTAMOS MAIS FAZENDO PORQUE NAO SOBRA TEMPO, MAS QUANDO CHEGA A BAIXA TEMPORADA, FAZEMOS PARA QUALQUER PESSOA OU EMPRESA, SE VEM PECHINCHAR, ENCERRAMOS A CONVERSA E PONTO FINAL
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por