Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greice Verrone

Designer de Moda

 Antes de iniciar uma nova coleção de moda deve-se fazer a análise da coleção anterior. Essa observação permite dimensionar os pontos positivos e negativos, para que cada vez mais as peças sejam ajustadas no sentido de atender as necessidades do público alvo da marca.

Também com base na análise da coleção anterior, definimos a dimensão (quantos modelos), a variedade (vestidos, calças, blusas, etc) e o agrupamento (segmentos, fases do dia, tecidos, coordenados)

Para maximizar o lucro é importante considerar a utilização de estoque de tecidos, claro que a novidade é importante numa coleção, mas o estoque pode ser utilizado em detalhes presentes nas peças.

Alexandre Herchcovich realiza isso com maestria. Ele consegue imaginar com rapidez o que fazer quando o tema da nova coleção de moda já está claro.  Se é um tecido muito básico não precisa de modifições mas se é muito marcante ele usa a técnica de tingimento ou estampas.

Veja abaixo alguns exemplos :

Lã pesada no desfile Inverno 2013, um ano depois no Inverno 2014 e logo em seguida no Verão 2015, desta vez com superfície modificada pela colagem de aproximadamente 10.000 cristais da mesma cor.
Foto: www.ffw.com.br

Canvas vichy 100% seda no desfile de Verão 2013 foi estampado e usado no viés no desfile de Verão 2015.
Foto: www.ffw.com.br

Aqui o exemplo mais antigo e com maior espaço entre eles, 14 anos. Jersey atoalhado usado no desfile masculino de Inverno 2002 em nova utilização no desfile feminino de Verão 2016.
Foto: www.ffw.com.br

Greice Verrone

Designer de Moda

Exibições: 510

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom trabalho, principalmente quando se refere as análises da coleção anterior e a construção do mix de modelos e também da quantidade de modelos da coleção. A exceção é que não foi citado aí a participação do setor financeiro e do comercial, para analisar e construir este mix. Sim, financeiro, pois é dele a primeira informação:

  1. Nesta coleção, precisamos faturar R$ xxxx; Nosso preço médio corrigido deve ser de R$ xx, portanto precisamos vender YYY peças para atingirmos o ponto de equilíbrio, ou seja, o zero a zero. Mas os acionistas esperam uma lucratividade entre 8% e 10%, portanto teremos que vender YYY+XX.
  2. A resposta do comercial: Para vendermos isto, nossa primeira ação será aumentarmos o corpo de vendas, portanto, nesta coleção precisaremos de mais X mostruários. Também precisamos de um reforço nas linhas de produtos x e y, com maior oferta de modelos em níveis de preços diferentes. Esta também será uma preocupação, a pirâmide de preços. Nosso limite deve ser com poucos produtos, a base da pirâmide é que é ampla. Na coleção passada, nossa pirâmide estava de ponta cabeça.
  3. O financeiro retoma. É preciso rever o número de modelos: Na coleção passada, 50% dos modelos, venderam 5%.  Isso significa que estes 50% não pagaram sequer o custo de desenvolvimento e absorveram lucro dos outros modelos. Se eles não existissem, nosso lucro seria maior.
  4. Aí sim entra o setor de criação ou desenvolvimento ou estilo, como queiram, para ponderar tudo que ouviram e negociar com os dois setores e chamando também o setor de produção, para ajudá-lo a criar produtos excelentes, com custo menor, para ter um preço final menor e uma margem maior.
  5. Todos sairão felizes e sorridentes.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço