Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Herchcovitch, Ronaldo Fraga e Fause Haten vão dar pitaco no traje dos atletas da Rio 2016


Paulo Borges convidou um grupo de estilistas brasileiros para o desafio

 POR SORAIA YOSHIDA



Uniformes desenhados pela estilista inglesa Stella McCartney para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 : disputados no eBay (Foto: Richard Heathcote/Getty Images for adidas)

Alguns dos maiores estilistas brasileiros vão dar pitacos no visual dos atletas brasileiros que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um seleto grupo que inclui Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer já foi chamado por Paulo Borges, o homem da São Paulo Fashion Week (SPFW), para encarar o desafio.


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a direção da Rio 2016 convidaram a empresa Luminosidade, de Borges. A ideia é que os estilistas criem o traje para as cerimônias de abertura, encerramento e Paralimpíadas.

Esse movimento de agregar nomes famosos ao uniforme dos atletas não é novidade. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, os atletas tiveram seu gostinho de passarela – com uniformes que se transformaram em verdadeiros hits de moda e se esgotaram nas lojas.

O maior falatório ficou exatamente com os uniformes da Grã-Bretanha, a anfitriã dos jogos. Desenhados por Stella McCartney em uma parceria com a Adidas, os uniformes provaram que design faz diferença. A partir da bandeira do Reino Unido, a famosa Union Jack, McCartney foi lapidando elementos para criar roupas confortáveis e, em alguns casos, bem sexy. Por isso, talvez, sejam tão disputados no eBay.

O estilista italiano Giorgio Armani apresenta a coleção olímpica: uniformes para a delegação da Itália (Foto: Reuters)

A delegação da Itália não deixou barato: 50 peças assinadas pela equipe da marca Emporio Armani EA7 fizeram bonito nas provas. Resultado: roupa esportiva bonita, clean, de corte elegante, bem ao estilo do mestre Giorgio Armani. Com um detalhe a mais: as jaquetas usadas na cerimônia de abertura traziam no forro a letra do hino nacional italiano. Armani, curiosamente, só não criou o uniforme para a equipe de iatismo, que não reclamou, pois ganhou seus andrajos assinados simplesmente pela Prada. Luxo.

Outro estilista italiano famoso, Salvatore Ferragamo, ficou com a incumbência de criar os uniformes para a equipe da República de São Marino. Daí os vestidos de creme e trench coats da cerimônia de abertura em 2012.

A grife francesa Hermès assinou apenas o uniforme da equipe equestre da França. Alguns devem ter lamentado, porém, que não tenha vindo acompanhada de uma Birkin.

A delegação dos Estados Unidos foi de Ralph Lauren. Com boinas e jaquetas de quatro botões, os uniformes viraram alvo de controvérsia por uma razão diferente: foram feitos na China.

http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2015/10/herc...


Exibições: 217

Responder esta

Respostas a este tópico

A delegação dos Estados Unidos foi de Ralph Lauren. Com boinas e jaquetas de quatro botões, os uniformes viraram alvo de controvérsia por uma razão diferente: foram feitos na China.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço