Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna

Hoje, dia 11 de janeiro de 2016, faleceu David Bowie que com uma carreira de cinco décadas, se tornou um ícone da música, da moda, da arte e da cultura pop. Da mesma maneira que os designers de moda criam suas narrativas e personagens através das roupas, Bowie defendia a ideia de criar novas identidades para si mesmo, usando as suas vistosas roupas e perfomances como uma forma de auto-expressão.

O cantor criou para si o enigmático personagem Ziggy Stardust, rei do glam rock, que depois de um tempo foi descartado para dar espaço a outro personagem diferente. Esta atitude de Camaleão do Rock, juntamente com seu visual andrógino , ajudou a criar uma ambiguidade de gênero para Bowie. David Bowie também oferecia uma masculinidade alternativa: usava sandálias de plataforma coloridas originalmente concebidas para mulheres, ou combinava brincos e saltos com ternos pretos.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-1Ziggy Stardust o rei do glam rock

Embora ele dizia que nunca estava interessado em moda, Bowie freqüentemente usava roupas projetadas por alguns dos melhores estilistas: o bodysuit listrado de “Tokyo Pop” foi criado por Kansai Yamamoto em 1973, em “Union Jack” ele usou um terno de Alexander McQueen para a capa de Earthling (1997) e Hedi Slimane criou ternos para as performances de palco de Bowie.

Ele próprio também desenhava muitos de seus trajes, como o macacão multicolorido que ele usou no Top of the Pops em 1972, que foi inspirado na gangue de rua “droogs” de Laranja Mecânica.  O site Visaul.ly fez um infográfico que explica em detalhes a evolução do estilo camaleônico de Bowie até 2013, veja abaixo.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-2

Um traje óptico incrível criado para o “Tradisches Balett” em 1921 [esquerda] serviu de inspiração para o macacão do “alter ego” Ziggy Stardust de David Bowie, em 1973, projetado por Kansai Yamamoto [direita]. O Triadisches Ballett foi um balé desenvolvido pelo artista da Bauhaus e coreógrafo Oskar Schlemmer, que acreditava que o balé seria capaz de apresentar suas idéias de geometria coreografada. O balé se tornou a dança da vanguarda artística mais conhecida entre 1921-1929, ajudando a espalhar o estilo da Bauhaus.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-3

Quão grande foi o impacto de David Bowie na moda? Ele passa a ser uma fonte contínua de inspiração para todos os profissionais na indústria da moda como estilistas, cabeleireiros, produtores, maquiadores, vitrinistas, fotógrafos e modelos. Ele estrelou em um filme de moda para a Louis Vuitton em que ele reprisa seu papel como “Goblin King”, enquanto seduz a modelo Arizona Muse.

Kate Moss foi transformada em Bowie para Vogue duas vezes -uma vez em 2003 e novamente em 2012.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-4A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-5

Assim, faz sentido que a modelo britânica Kate Moss tenha sido escolhida e usado uma roupa de Ziggy Stardust,  para dar o prêmio a David Bowie como melhor músico britânico masculino no Brit Awards 2014.  Veja como Bowie influenciou os desfiles de alguns estilistas ao longo dos anos.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-7

Coleção feminina Primavera/Verão 2010 da Givenchy

O blazer usado por Bowie em 1973, mais tarde veio à tona no desfile da Givenchy em 2010.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-9

Coleção feminina Outono/Inverno 2011 da Balmain

Balmain se inspira no sexto álbum de David Bowie, lançado em 1973 chamado Aladdin Sane.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-10

Coleção masculina Outono/Inverno 2011 de Dries Van Noten

Dries Van Noten se inspira na última grande persona musical criada por Bowie chamado “Duque Magro e Branco”, associada principalmente ao seu álbum Station to Station, de 1976.

A influência de David Bowie sobre a moda é inegável e será eterna stylo urbano-11

Coleção Resort 2012 da Emilio Pucci

Embora não tenha sido feita uma referência direta ao Bowie, não se pode negar que os ternos coloridos usado por Bowie influenciaram a Pucci de alguma forma.

david-bowie-emilio-pucci-blue-mindavid-bowie-emilio-pucci-yellow-minbestinua-19032013art(4)

Coleção feminina Resort 2013 de Alexander McQueen

Hunky Dory é o quarto álbum de estúdio do músico britânico David Bowie, gravado no verão de 1971 e serviu de inspiração para o estilista britânico Alexander McQueen.

david-bowie-alexander-mcqueen-min

Coleção feminina Primavera/Verão 2013 de Jean Paul Gaultier

O icônico Ziggy Stardust serve de inspiração para esse modelo criado pelo estilista francês JPG.

david-bowie-jean-paul-gaultier-min

Coleção masculina de Primavera/Verão 2013 de Jonathan Saunders

O estilista Jonathan Saunders decidiu referenciar a fase soul music de Bowie nos anos 70.

david-bowie-jonathan-saunders-min

Coleção Pre-Fall feminina 2013 da  Preen por Thornton Bregazzi

O estilista da Preen se inspirou no filme de vampiro “Fome de Viver” que Bowie estrelou em 1983 ao lado de Catherine Deneuve e Susan Sarandon. Isso sem mencionar que também é perfeito para o Dia das Bruxas? Pois é.

david-bowie-preen-min

Coleção masculina 2014 de Robert Geller

O estilista Robert Gellar se inspirou no filme de 1976 “O Homem que Caiu na Terra” estrelado por David Bowie. Mesmo depois de sua morte, Bowie vai servir eternamente de inspiração para a moda pois seu estilo camaleônico é único.

david-bowie-robert-geller-min

David Bowie forever!



Exibições: 814

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui no Brasil, o Joao pimenta fez um desfile lindo inspirado no david bowie, vamos prestigiar tambem o que é nosso. esta no link abaixo para quem quiser ver, maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://mulher.uol.com.br/moda/noticias/redacao/2011/06/18/dandis-ro...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço