Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As inovações em reciclagem de têxteis estão em constante evolução e grandes nomes do mercado continuam se envolvendo. Agora é a vez da moda praia e fitness!

UpcyclingSwimwearReview

Aquafil é uma empresa fornecedora de fibras recicladas que acaba de se unir à giganteSpeedo para inovar: juntas, elas vão transformar os retalhos e resíduos que sobraram da produção da marca americana no nylon ECONYL, 100% regenerado pela Aquafil, e, depois, esse tecido se torna trajes de banho de novo.

Com esse programa, acabam-se os riscos de que os retalhos fossem parar em aterros. Funciona assim (acompanhe pela imagem abaixo): o Sistema de Regeneração ECONYL leva materiais de nylon, como biquinis, maiôs e sungas já descartados, e até redes de pesca antigas, e os transforma no tecido ECONYL Nylon 6, que pode então ser transformado em novas roupas de banho, peças esportivas e até tapetes. O tecido Powerflex Eco, projetado exclusivamente para a Speedo, é composto de 78% Econyl e 22% Lycra Extra Life, tornando-se infinitamente reciclável e verdadeiramente parte de um circuito fechado de reciclagem. E, ainda melhor, este método de produção reduz as emissões de carbono em 55% em relação ao polímero virgem.

Econyl Upcycling Aquafil Speedo Review

Giulio Bonazzi, presidente e CEO da Aquafil, explica: “Estamos desafiando os fabricantes de vestuário a serem mais sustentáveis e reestruturarem suas cadeias de suprimentos para desviar os resíduos dos aterros”.

Embora os primeiros modelos produzidos com essa tecnologia sejam essas peças da foto que ilustra o topo da matéria, mais focadas em esporte e não necessariamente bonitas e desejáveis, mesmo assim já dá para a gente se animar, e muito, com essa iniciativa. Podem vir daí novas parcerias que tenham como prioridade a produção consciente com base no reaproveitamento e na criação de peças de banho e fitness que agradem a todos os gostos. Lembrando que esse projeto com a Speedo aconteceu agora, poucas semanas após a parceria da Aquafil com o surfista Kelly Slater, com o lançamento de sua primeira linha de roupas masculinas sustentáveis, a Outerknown.

Fonte: Sustainable Brands

https://reviewslowlifestyle.com.br/2015/08/11/moda-praia-e-fitness-...

Por: Bruna miranda

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 837

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, ótima matéria.

Gostaria de receber informações de como posso receber ou comprar uma amostra deste tecido reciclado, para fins de estudos acadêmicos.

Grato,

Prof. Marcel Jefferson Gonçalves

Universidade Regional de Blumenau

47 9111-9340

marceljgoncalves@hotmail.com

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço