Acessórios são uma maneira mais discreta de carregar a tradição portuguesa
A azulejaria como a conhecemos hoje foi levada à Península Ibérica pelos povos árabes que lá permaneceram por cerca de 700 anos. Os portugueses não só adotaram a arte dos mosaicos em azulejo, como a desenvolveram ao ponto de ser reconhecida como um símbolo nacional.
No Brasil, entra temporada e sai temporada, as marcas de moda sempre recorrem às estampas inspiradas nos azulejos lusitanos. Para este inverno, o mineiro Reinaldo Lourenço criou mosaicos contemporâneos para a coleção em que revisitou as tradições portuguesas. Também de Minas, a GIG, de Gina Guerra, apresentou uma coleção com o tema “Art Déco Tropical”, em que a obra do artista francês Adrien Jacques Garcelon serviu de guia para as estampas ultra coloridas da marca. Na roupa, os grafismos parecem criar texturas no tecido.
Mas se você não é fã de estamparia, os acessórios são uma maneira mais discreta de carregar a tradição portuguesa. Os azulejos estão em clutches e bijuterias. A Muggia criou colares e brincos com mini pratos de porcelana pintados pelo artista Eduardo Berliner. Um luxo!
Coordenação e texto: Renata Izaal. Edição de Moda: Bebel Moraes. Beleza: Vini Kilesse. Modelo: Isabela Eing (Ford) e Jonathan Sampaio (Central Models Portugal). Assistente de fotos: Darwin Campos. Vídeo: Orlando Avila. Agradecimentos: Pestana Palace Lisboa e Casa do Leão no Castelo de São Jorge.
http://oglobo.globo.com/ela/moda/estampas-de-azulejos-portugueses-a...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por