Por Aldine Leonhardt
Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem
Há quem diga que a malharia, também denominada tricô, é usada apenas no inverno, porém, não é exatamente o que acontece. As malharias produzem durante todo o ano peças para as quatro estações. Focando na região sul do Brasil, onde o clima de cada estação é bem específico. Mas existem roupas de tricô adequadas para diversas temperaturas, inclusive existem malhas de verão em que, normalmente, se preferem vestidos e roupas mais leves.
Atualmente a malha (tricô) é vista com maior frequência no inverno, em trajes grossos e espessos, produzidos em fibras que atuam como isolante térmico e com pontos justos e unidos, evitando a passagem de vento.
Casaco de inverno.
Fonte: Anselmi.
Contudo, já existem campanhas específicas de primavera, em que a peça, com características da estação, é construída em fios mais leves e texturas vazadas, deixando-a confortável para tal período.
Vestido para a primavera.
Fonte: Anselmi.
Também são produzidas as malhas de verão, com fios termo reguláveis e boa capacidade de absorção de umidade. Estas peças, em modelagens específicas para os dias mais quentes, são produzidas com muitos vazados, auxiliando na ventilação e transpiração da pele.
Vestido de verão.
Fonte: Daiane.
As malharias ainda produzem peças para o outono. A estação fresquinha traz malhas leves, comumente longas, em fios finos, porém com propriedades de isolação térmica.
Legenda: Blusa para o outono.
Fonte: Biamar.
Por Aldine Leonhardt
Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem
Tags:
Melhor chamar de Malhas de Tricot, ou simplesmente Tricot, pois, só Malhas é muito genérico.
Uma boa pedida é a mistura na composição- íntima ou não - com fios mais leves e confortáveis para estas estações mais quentes, como, por exemplo, a Poliamida. #ficaadica
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por