Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Armário Cápsula : Conheça o conceito que está revolucionando a moda

Quantas vezes, somente nesse ano, você já ouviu falar em consumo consciente? Certamente várias! Mas quantas destas vezes, você realmente parou para ler mais a respeito do assunto ou simplesmente refletir sobre ele.

O consumo consciente é uma tendência mundial e diz respeito ao modo com o qual encaramos a prática de consumo. Diz respeito à reflexões do tipo: “será que eu realmente preciso comprar isto agora?” ou “quantas peças semelhantes a esta eu tenho em meu armário“. Ou seja, quando você para pra pensar alguns minutos e não realiza compras por impulso, de certa forma, você já está praticando o consumo consciente.

Um bom jeito de praticar o consumo consciente

Levada por essa motivação, a blogueira americana Caroline Rector, do blog Unfancy, resolveu simplificar sua vida reestruturando seu armário e deixando-o com apenas com 27 peças. Sim, ela separou apenas 27 peças que já possuía para cada estação do ano. Assim, a cada três meses ela resgatava peças mais quentes ou mais frescas e guardava aquelas que não seriam adequadas para a época.

Com isso, Caroline aprendeu a dar mais valor para cada uma das peças que havia separado, criando a cada dia novos usos e novas combinações para cada uma delas. Além disso, a rotina se simplificou, pois o momento de escolher a roupa para o trabalho, por exemplo, ficou bem mais simples.

Por fim, Caroline vem economizando um bom dinheiro extra, afinal não faz mais compras por impulso. Com esta economia, ela aproveita para comprar peças mais específicas, como uma jaqueta de couro para a próxima estação, por exemplo.

Reprodução: http://www.un-fancy.com/Reprodução: http://www.un-fancy.com/

Como ter um armário cápsula?becky

O termo “armário cápsula” surgiu na década de 70 com a estilista Susie Faux. Ela imaginou a possibilidade de ter um guarda-roupas com poucos – e bons – itens, mas que combinassem perfeitamente entre si. E isso foi basicamente o que a blogueira americana fez para nos provar que pode dar certo.

Não existem regras para criar seu armário cápsula, basta que você esteja atenta a alguns conceitos fundamentais:

  • Tenha em mente que ele funciona muito bem para o dia a dia, por isso, não é preciso incluir na cápsula roupas e acessórios de festa, por exemplo.
  • Pense sobre tudo o que você faz no seu dia a dia: como são seus looks preferidos para o trabalho, suas viagens, os tipos de passeio que você costuma fazer, etc.
  • Selecione as cores principais desse armário e também as secundárias, elas devem ser base para as cores pontuais.
  • Imagine a relação de cada peça com as outras já existentes. Se combinar com muitas delas, é um potencial para estar na cápsula. Se combinar pouco, vale ser descartada.

Algumas das pessoas que já praticam o armário cápsula indicam a compra dessas peças. Se este for seu objetivo, procure pelas marcas e estilistas que mais combinam com você e que vestem melhor em seu corpo. Lembre-se também que vale apenas investir um pouco mais nestas peças, já que serão poucas e usadas por muito tempo.

Começar do zero pode facilitar muito o processo de escolha, mas se o objetivo é ser sustentável, então nada mais sensato que garimpar peças do próprio armário. Certamente você tem algo entre 30 e 40 itens que podem ser tranquilamente combinados entre si. E se não houver o suficiente, compre aquilo que realmente necessita.

Reprodução: https://br.pinterest.com/pin/256283035020412141/Reprodução: https://br.pinterest.com/pin/256283035020412141/

Mas são quantas peças de cada?

Esta pode ser uma dúvida e tanto, mas para te ajudar, vamos usar como exemplo a Caroline. Em seu armário podem ser encontrados nove pares de sapato, nove peças de baixo (saias, calças e shorts), 15 peças de cima (blusas, suéteres, camisas), dois vestidos e, por fim, dois casacos. Claro, tudo vai depender da estação e de seu estilo de vida, mas já é uma boa base.

Ah, mas se você ainda gostaria de saber mais sobre este experimento, em seu blog Caroline dá várias dicas para quem deseja entrar nessa onda, inclusive, um “planejador gratuito” para seu armário cápsula. Vale a pena espiar!

http://blog.fashionlearn.com.br/armario-capsula-conheca-o-conceito-...

Exibições: 1090

Responder esta

Respostas a este tópico

Com todo respeito a  tendência , mas acho que ela esta revolucionando a moda e quebrando muitas empresas...

Partindo da premissa que o  consumo per capita mundial de peças com esta revolucionaria ideia deve cair significativamente, provocando uma diminuição do consumo de peças de moda, principalmente no feminino.

Sinceramente vamos torcer para que ela não obtenha o resultado esperado.

O consumo consciente é uma tendência mundial e diz respeito ao modo com o qual encaramos a prática de consumo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço