Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Levi's faz 1º jeans com camiseta velha — e isso é incrível

Calça jeans feita de tecido reciclado pós-consumo da Levis e da startup Evrnu.

Inovação: jeans Levi´s feito de camisetas velhas usa 98% menos água que os jeans feitos com algodão "virgem".


São Paulo - Todos os anos, 13,1 milhões de toneladas de tecidos são produzidos no Estados Unidos apenas, sendo que 11 milhões desse total acabam em aterros sanitários ao fim do seu ciclo de vida. Junto com as montanhas de farrapos, também vão para o lixo todos os recursos naturais usados para produzir as vestimentas e, principalmente, água, muita água. A indústria de roupas é uma atividade extremamente sedenta.

Atenta aos impactos ambientais de seu setor, a icônica empresa noteamericana Levi Strauss & Co. criou seu primeiro par de jeans feitos a partir de tecidos reciclados. A investida é fruto de uma parceria com a startup Evrnu e pode mudar muita coisa.

Publicidade

Até agora, não havia uma solução viável que fosse capaz de trasformar roupas velhas em novas sem comprometer a qualidade do produto final. Mas a tecnologia desenvolvida pela startup conseguiu essa proeza, criando um campo de oportunidades sem precedentes.

O protótipo de jeans, de um modelo 501 (a primeira calça jeans lançada pela Levi´s), é constituído de tecidoreciclado de cinco camisetas de algodão e usa 98% menos água que os produtos feitos com matéria-prima "virgem".

A economia de água é de grande importância. Segundo a empresa, cerca de 3 800 litros de água são utilizados durante toda a vida útil de uma calça jeans: 68% desse consumo ocorre no cultivo de algodão, enquanto 23% ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.

"Esta tecnologia é uma grande promessa e um avanço emocionante na forma como nós exploramos o uso de algodão regenerado para ajudar a reduzir significativamente o impacto global sobre o planeta. Ao abordar a conservação da água através da inovação, a indústria do vestuário tem o potencial de reduzir significativamente a sua pegada de água", disse em notaPaul Dillinger, chefe de inovação global de produto da Levi Strauss & Co.

Em um mundo assombrado pelas mudanças climáticas, que apresenta grandes desafios à agricultura, a empresa norteamericana vê o novo algodão reciclado como algo que pode lentamente começar a substituir o algodão virgem.

Além de poupar água, a parceria com a startup está alinhada a uma tendência crescente de eliminar resíduos e dar vida nova ao "lixo", com o objetivo de criar uma economia circular, onde o resíduo passa a ser encarado como recurso e é reinserido no ciclo produtivo. 

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/levi-s-faz-1o-jeans-com...


Exibições: 1319

Responder esta

Respostas a este tópico

  O protótipo de jeans, de um modelo 501 (a primeira calça jeans lançada pela Levi´s), é constituído de tecidoreciclado de cinco camisetas de algodão e usa 98% menos água que os produtos feitos com matéria-prima "virgem".

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço