Vivemos numa sociedade onde as marcas estão por toda parte e há mais ou menos uma marca para tudo. Parte da experiência da marca é que ela cria uma sensação de confiança e auto-estima na mente do consumidor e com isso, ele se sente seguro comprando o produto da empresa. Enquanto 99% das empresas competem baseadas na imagem, campanhas publicitárias caras e apoio de celebridades, outras empresas fazem o oposto com minimalismo extremo. A moda é uma área totalmente dominada por “logotipos” mas é possível comprar roupas bonitas e de qualidade sem etiqueta?
A americana The Unbranded Brand criou um conceito inovador de vender jeans premium sem nenhuma marca, sem lavagens, sem bordados, sem campanhas publicitárias e sem celebridades. A empresa investe no despojamento de seus jeans até o âmago essencial: boa modelagem, construção sólida e denim selvedge bruto de qualidade superior. Ao eliminar tudo que for desnecessário, a empresa é capaz de vender um produto sofisticado por um preço melhor do que marcas de jeans “premium”.
É possível que uma roupa sem etiqueta tenha a mesma qualidade do que roupas com etiqueta? A verdade é que os preços mais elevados das marcas não são necessariamente sinônimo de qualidade e confiabilidade. Roupas sem marca e sem etiqueta libertam o consumidor do fetichismo da marca e de pagar mais por sua etiqueta. O propósito da The Unbranded Brand é criar jeans de qualidade sem o alto preço que vem associado ao nome das marcas famosas.
As marcas famosas vendem produtos de qualidade e com ótimo design, gerando confiança nos consumidores e uma grande procura, mas por que roupas com bom design e qualidade tem que ter preços altos? Se você parar por um segundo e pensar: “Por que estou pagando caro para usar um logotipo e fazer publicidade de graça para essa marca?” Por vaidade? Para ser aceito? Para aumentar sua auto-confiança ou para exibir status? Nossas roupas podem representar nossa personalidade, mas elas não devem substituí-la.
Roupas sem marca e sem etiqueta podem ser tão elegantes, atuais e modernas como as roupas produzidas pelas grifes mas com a vantagem de economizar dinheiro sem sacrificar o estilo. E é isso que a The Unbranded Brand faz, oferecendo aos seus clientes produtos sofisticados por bom preço sem o narcisismo do culto à marca. Esse é um exemplo perfeito de slow fashion pois os jeans vem no tom índigo bruto sem nenhum processo de lavanderia, assim, o usuário vai usando e lavando sua calça para criar os efeitos de seu jeans com o passar dos meses.
Outro conceito interessante é o da rede de lojas japonesa Muji ou Mujirushi Ryohin 無印良品, uma empresa de varejo fundada no Japão em 1980. Mujirushi em japonês significa “sem marca” ou “nenhum logotipo” e Ryohin significa “produtos de qualidade” que juntos se traduz em “produtos sem marca e de qualidade”. A empresa fabrica e vende uma variada gama de produtos, incluindo utensílios domésticos, móveis, vestuário, artigos de papelaria, malas de viagem, roupas de cama, relógios de pulso e muitos mais com um design minimalista a preço justo.
A empresa seleciona materiais de qualidade na fabricação de seus produtos para que durem por muito tempo. Sua crença é a de reduzir o impacto sobre o meio ambiente através da reciclagem e simplificação dos processos de produção para minimizar todos os resíduos produzidos. A simplificação das embalagens elimina os resíduos desnecessários, os produtos sem nenhuma marca são exibidos em prateleiras com um mínimo de embalagem, exibindo apenas as informações funcionais do produto e uma etiqueta de preço.
O sucesso da Muji foi todo boca a boca, em vez dos caros e chamativos anúncios e estratégias de marketing. Vender produtos sem marca fornece uma alternativa mais barata aos produtos de marca tradicionais e com isso atrair muitos clientes. A Muji também é conhecida por suas roupas com design atemporal produzidas de forma ética e sustentável para homens, mulheres e crianças feitas de algodão orgânico, linho, cânhamo, Tencel e algodão reciclado que podem ser usadas em qualquer estação do ano. Minimalismo puro!
http://www.stylourbano.com.br/marca-sem-marca-um-conceito-inovador-...
Tags:
O sucesso da Muji foi todo boca a boca, em vez dos caros e chamativos anúncios e estratégias de marketing.
EU CONCORDO COM VOCÊ, PRETENDO UTILIZAR DESSE CONCEITO PARA COM A MINHA MARCA.
Romildo de Paula Leite disse:
“Por que estou pagando caro para usar um logotipo e fazer publicidade de graça para essa marca?”
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por