Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Customização de roupas via app está transformando o trabalho do designer e visa o futuro da moda.


 
 

Na Knyttan, a fábrica do futuro, o cliente cria a peça a ser comprada podendo ser uma malha, jumper e/ ou cachecol, que são customizados via aplicativo web.

 
 

A empresa trabalha com diferentes designers que criam ” guias de estilo” os quais os clientes podem customizar via app, encomendar e comprar. Kate Moross, designer gráfico britânica, por exemplo, criou variedades de estampas geométricas para a marca, que os clientes podem manipular de diferentes maneiras (direção, angulação,…), mover ao redor da parte da imagem que mais gostou, aumentar detalhes, trocar a combinação de cores, fazendo com que cada alteração crie diferentes peças.

Tocador de vídeo
00:00
01:12

 
 

Alun- Jones, co- fundador da empresa, diz: ” Enquanto a moda está tradicionalmente relutante à abraçar novas tecnologias, o sucesso do mercado está forçando a indústria a levar a customização em massa a sério.”

Após a loja da Knyttan abrir e mostrar o funcionamento do processo, as pessoas perceberam e entenderam que esse pode ser o futuro da moda, e será um grande impacto no jeito dos profissionais da área trabalhar.

Os designers estão começando a definir guias de estilo ao invés de fazer peças acabadas, explica Jones. A questão é: o que é fundamental para a sua marca e o que você está disposto à deixar para trás?

Abordar esses fatores irá afetar todos os designers em todos os níveis da indústria. Até mesmo os grandes como Karl Lagerfeld ou Vivienne Westwood que tem o domínio e controle do mercado, estão também procurando criar algo novo para seus clientes.

 
 

Ben Alun-Jones , Kirsty Emery and Hal Watts the creators of Unmade.com at their offices

 
 

A máquina de malhas, usada para produção é industrial e básica, produz de 20% à 25% das roupas ao redor do mundo, e o segredo para torná-la adequada para a customização, é o software.

 
 

kn 19

KN 1

KN 3

KN 2

 
 

” A razão para essas malhas customizadas não terem acontecido antes é que as ferramentas que existem de design de moda são velhas, de 1980, 1990 estilo CAD.” ” Nós desenvolvemos uma nova peça de software que permite em um minuto fazer um jumper vermelho e azul e no próximo minuto fazer um cachecol branco e verde, sendo possível produzir um fluxo de peças totalmente diferentes”, explica o co- fundador da empresa.

 
 

KN 7

 
 

“Enquanto a moda está tradicionalmente relutante à abraçar novas tecnologias, o sucesso do mercado está forçando a indústria a levar a customização em massa a sério.”

 
 

KN 5

kn 20

 
 

Os clientes podem ir à loja física da Knyttan, a Somerset House ou podem comprar online. No momento que é feito o pedido, isso é convertido em um código para a máquina, que leva 20 minutos para produzir um cachecol e em torno de 1h e meia para um jumper (que é tricotado em inúmeros pedaços), e após esse tempo eles estarão prontos para serem entregues.

 
 

kn 15

kn 14

kn 21

 
 

Dezeen e MINI Frontiers em conjunto exploram como o design e a tecnologia estão trabalhando juntos para moldar o futuro.

O vídeo foi filmado na loja da Knyttan, na Somerset House em Londres.

 
 

Fonte: BOF

http://divaholic.com.br/design/customizacao-de-roupas-em-massa-via-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 737

Responder esta

Respostas a este tópico

  

“Enquanto a moda está tradicionalmente relutante à abraçar novas tecnologias, o sucesso do mercado está forçando a indústria a levar a customização em massa a sério.”

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço