Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O mercado da moda e as “oportunidades” de trabalhar de graça

contrata-se

Dias atrás uma amiga me enviou uma publicação que falava sobre vagas de trabalho “voluntário” durante o próximo SPFW. As vagas eram para um grande veículo de comunicação que é referência quando o assunto é moda.

Como já era de se esperar, o anúncio era uma sequência de exigências: saber escrever, ter conhecimentos em Photoshop, total disponibilidade, querer muito (é só uma semana mas é “puxado”) e preferência para quem faz faculdade de Moda, Jornalismo e tem habilidade com Final Cut.

Para concluir a descrição, vinha um belo trecho “engraçadinho” dizendo que eles não pagariam as pessoas por este trabalho, pois não tinham verba para isso. Fiquei alguns minutos tentando entender e bateu aquela tristezinha que sempre volta quando a gente percebe que o mercado da moda ainda tem tanto para melhorar. 

Vamos pensar juntos?

O anúncio diz que é trabalho voluntário. Eu te pergunto: é alguma instituição de caridade? a verba arrecadada com o SEU trabalho vai para quem? alguém está ganhando dinheiro com isso e não está repassando NADA para você. 

O anúncio também diz que você precisa ter disponibilidade total e querer muito (é puxado): isso quer dizer que provavelmente você mal terá tempo para comer, será cansativo, terá que dormir tarde, acordar cedo e vão te cobrar coisas o tempo todo.

E eles ainda exigem conhecimento. Quer dizer que tudo o que você aprendeu vai ser usado por outras pessoas para ganhar dinheiro enquanto você sorri e agradece por trabalhar exaustivamente DE GRAÇA.

Eu não sei se você, que esta lendo este texto, consegue perceber a gravidade disso. Na maioria das vezes, a gente fica tão empolgado com o fato de, FINALMENTE, poder trabalhar com aquilo que ama que não percebe o problema.

Algumas revistas de moda são conhecidas por ter esse padrão de contrataçãotrabalha-se muito e ganha-se quase nada. Vejam só: são grandes profissionais dedicando suas vidas em troca do que? de oportunidade de mostrar o seu talento? conheço gente que passou anos ganhando pouco e até hoje não teve seu talento reconhecido. Então seria em troca de glamour? É sempre bom lembrar que glamour não paga boletos.

Eu não vou te julgar se você quiser trabalhar desta forma. Não é para isso que nós tocamos neste assunto. O que eu te peço é que fique atento às “grandes oportunidades de trabalhar de graça” e reflita antes de aceitar uma vaga assim. Ela realmente vai contribuir MUITO para a sua carreira? ou é só mais uma imperdível oportunidade de ser explorado? 

Quando a gente lê sobre casos de mão de obra escrava fica tão triste por aquelas pessoas, mas no fim das contas, nem quem está nos corredores da semana de moda está longe disso.

http://www.naocombina.com.br/mercado-da-moda-as-oportunidades-traba...

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO GRATUITA

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1174

Responder esta

Respostas a este tópico

  Quando a gente lê sobre casos de mão de obra escrava fica tão triste por aquelas pessoas, mas no fim das contas, nem quem está nos corredores da semana de moda está longe disso.

Eu li o texto, estudar a vida inteira para si formar, ficar noites em claro para apreender um pouquinho, porque agente não apreende tudo, estudo a vida toda e não apreenda quase nada e no fim trabalhar sem receber remuneração é no minimo piada, é de mau gosto e de deboche, e falta de respeito ao profissional  que no qual eles solicita para cobrir vagas com esta proposta demagoga, de graça!

  A verba arrecadada com o SEU trabalho vai para quem? alguém está ganhando dinheiro com isso e não está repassando NADA para você. 

   Algumas revistas de moda são conhecidas por ter esse padrão de contrataçãotrabalha-se muito e ganha-se quase nada. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço