Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresa brusquense ganha mercado internacional com roupas de material reciclado

Beach & Country é uma das poucas empresas no Brasil que utilizam linhas produzidas a partir de garrafas PET recicladas. O resultado são roupas bonitas, confortáveis e que caíram no gosto dos norteamericanos.

.

O planeta Terra abriga 7 bilhões de pessoas. Só no Brasil, somos em 207 milhões. Com tudo o que consumimos no nosso dia-a-dia, entre alimentos, produtos de higiene, no trabalho, lazer, enfim, em cada atividade, você já parou pra pensar na quantidade de lixo que produz em um ano? Dá uma média de 383 quilos por pessoa.

Agora, multiplique pela quantidade de brasileiros e você chega ao resultado de 64 milhões de toneladas de resíduos gerados em um ano só aqui na terra dos tupiniquins. Desse total, sabemos que boa parte poderia ser reciclada, porém, no ano passado, 4 milhões de toneladas de resíduos foram parar em destinos inadequados, como lixões. E outras 6,2 milhões de toneladas nem foram coletadas.

É por causa de números assustadores como este, que além dos governos, a iniciativa privada tem olhado cada vez mais para a questão da sustentabilidade. Reduzir o acúmulo de lixo se tornou um grande desafio. Mas tem gente e empresas se destacando com ideias e ações inovadoras para reverter a situação.

A empresa têxtil brusquense Beach & Country está ganhando notoriedade internacional com a nova coleção de camisetas masculinas e femininas feitas a partir de material reciclado. Com malha macia, confortável, estampas modernas e caimento impecável não dá pra imaginar que as peças são fabricadas a partir de linhas com politereflalato de etileno  – o material das garrafas de plástico PET.

A produção da linha com PET ainda é bastante tímida no Brasil e a Beach & Country é uma das pouquíssimas fabricantes têxteis a conseguir o material. Mas a empresa mal lançou a coleção intitulada “Art of Life” e já está com um tremendo sucesso dentro e fora do território brasileiro.

Destaque na Pronegócio
As camisetas masculinas, baby looks e blusinhas femininas da coleção “Art of Life” estarão disponíveis na 42ª Pronegócio, que acontece de 21 a 25 de agosto no Pavilhão da Fenarreco. O evento, que traz compradores de todo o país a Brusque, terá como grande destaque as peças da Beach & Country.

A diretora de marketing da empresa, Ana Paula Rosin, destaca que a nova coleção foi pensada e desenvolvida justamente para unir moda e sustentabilidade. O setor de criação passou meses em pesquisas internacionais para garantir a coleção com peças bonitas e modernas.

“Tínhamos, há algum tempo, a vontade de iniciar um trabalho que não viabilizasse apenas a moda,a  tendência. Queríamos fazer algo a mais, algo que impactasse de forma positiva na sociedade”, conta.

Reconhecimento internacional
A preocupação ecológica também colocou a Beach & Country na mira de grandes varejistas dos Estados Unidos. Isso porque lá e na Europa o consumidor final tem dado mais atenção e prioridade a roupas e outros objetos de uso diário que prezem pela sustentabilidade. A empresa já formalizou contatos para iniciar a venda da coleção Art of Life nos Estados Unidos.

“O sustentável está na moda porque a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais evidente e necessária. Aqui no Brasil é que ainda essa ideia do sustentável e reciclável ainda está começando a engrenar, mas logo peças como as nossas estarão em todas as lojas do país”, alerta Rosin.

Como uma garrafa PET se transforma em roupa?
As embalagens de refrigerante e água, por exemplo, são feitas de politereflato de etileno, material 100% reciclável e que não conta com nenhum produto tóxico na sua composição. Ao passar por um processo industrial, as garrafas são derretidas a uma temperatura elevadíssima (1.800°C) e transformadas em fibras de poliéster. Depois disso, são associadas ao algodão e estão prontas para confeccionar qualquer tipo de roupa.

http://brusque.portaldacidade.com/noticia/6035-empresa-brusquense-g...

Exibições: 588

Responder esta

Respostas a este tópico

A preocupação ecológica também colocou a Beach & Country na mira de grandes varejistas dos Estados Unidos

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço