Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tudo sobre a Técnica de Bordado Tradicional da Alta Costura

A arte do bordado tradicional, que apareceu na Europa, e ainda é muito usada na Alta Costura é chamada de Tambour Embroidery, e conhecida na França como Crochet de Lunéville.


 
Tambour Embroidery ou Crochet de Lunéville surgiu no século XVIII como uma técnica exótica e virou rapidamente um hobby para as senhoras da época, ganhando popularidade. Atualmente é possível encontra-la no minucioso processo artesanal de roupas da Alta Costura, que consiste em anexar miçangas, pérolas, lantejoulas e contas em geral a um tecido esticado firmemente em uma armação, que deixa as mãos do bordador livres para trabalhar. O bordado é feito com um pequeno gancho especial chamado tambour hook ou tambour needle, em que as contas são colocadas no fio antes do início da costura, e então presas na parte inferior do tecido, enquanto a corrente é formada no lado superior.
 
 

 
 
Essa técnica requer habilidade e inúmeras horas de trabalho, e está presente nas passarelas internacionais entre coleções de grandes nomes da moda como Elie SaabOscar De La RentaYves Saint LaurentGeorges Hobeika e Chanel. Do outro lado há a prestigiada empresa e também escola de bordadosMaison Lesage, que fornece grande parte dos bordados de alta costura para as empresas de design, e que em 2002 tornou-se parte do Métiers d’art da Chanel. Assista aos vídeos abaixo e encante-se com Tambour/ Lunéville:

 
 

GEORGES HOBEIKA

 
 

ELIE SAAB

 
 

DIOR

 
 

CHANEL

 
 

ESTÚDIO DE BORDADO

 

http://divaholic.com.br/arte/tudo-sobre-a-tecnica-de-bordado-tradic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1903

Responder esta

Respostas a este tópico

Oh my GOSH...Lindoooo!!!

Labilidade calma  pratica junto a persistência leva quase a perfeição, isto é o que buscamos em tudo que fazemos com amor.

  Essa técnica requer habilidade e inúmeras horas de trabalho, e está presente nas passarelas internacionais entre coleções de grandes nomes da moda como Elie SaabOscar De La RentaYves Saint LaurentGeorges Hobeika e Chanel.

  Tambour Embroidery ou Crochet de Lunéville surgiu no século XVIII como uma técnica exótica e virou rapidamente um hobby para as senhoras da época, ganhando popularidade.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço