Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nanollose cria novo tecido ecológico feito dos resíduos de biomassa do coco

Os resíduos de biomassa da indústria do coco são os ingredientes da Nullarbor, a primeira fibra de rayon sem planta do mundo criada pela startup Nanollose,  especializada em fabricar tecido ecológico sem plantas voltada para o mercado de moda sustentável. A empresa é mais conhecida por sua capacidade de criar “moda fermentada” a partir da cerveja e do vinho.

A tecnologia é baseada no trabalho do cientista e enólogo Gary Cass, que acidentalmente descobriu um novo tipo de material quando arruinou um lote de vinho. A técnica de fabricação é muito favorável ao meio ambiente exigindo muito menos água do que o cultivo de algodão, por exemplo.

Nanollose cresce suas fibras através da fermentação de resíduos orgânicos, e a fibra Nullarbor foi criada usando subprodutos do coco natural provenientes da Indonésia, que foram sintetizados em celulose microbiana e depois convertidos em fibra usando a tecnologia única da empresa.

As fibras vegetais usadas para fabricar os tecidos atuais exigem que uma grande quantidade de terras agrícolas, muita água e o uso pesado de produtos químicos para proteger as plantas contra pragas e processar as fibras.

Para criar as fibras de rayon ou viscose que são usadas atualmente em roupas e tecidos, inúmeras árvores precisam ser cortadas, lascadas e depois tratadas com produtos químicos perigosos, e para produzir algodão suficiente para uma única camiseta, são necessários 2.700 litros de água”. disse o CEO da empresa, Alfie Germano. “Para colocar isso em perspectiva, é água suficiente para uma pessoa beber por dois anos e meio.”

A empresa diz que a nanocelulose para sua fibra Nullarbor é produzida usando micróbios que convertem resíduos de biomassa do coco em celulose. O processo não requer o corte de árvores ou o uso de terras aráveis, e leva menos de um mês. A Nanollose pretende utilizar os enormes resíduos da indústria do coco quando a produção em larga escala começar.

A empresa lançou o que se acredita ser a primeira fibra de viscose e rayon livre de árvores e plantas do mundo no Planet Textiles Summit em Vancouver, Canadá, em 22 de maio. A nova fibra Nullarbor é mais um dos exemplos do uso da biotecnologia na indústria têxtil.

http://observamoda.org/tecnologia/nanollose-cria-novo-tecido-ecolog...

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS TÊXTEIS E DO VESTUÁRIO

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1243

Responder esta

Respostas a este tópico

Uma outra opção é o uso em formação de Tecidos Não Tecidos; entendo que devem ser comparadas as opções, buscado eficiência, custo e utilidade.

bom dia

o custo desse tecido para venda é muito alto?

 A empresa diz que a nanocelulose para sua fibra Nullarbor é produzida usando micróbios que convertem resíduos de biomassa do coco em celulose.

Seria baseado no processo de "maceração" utilizado em Fibras Duras?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço