Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Professora Cláudia Mendes representa o SENAI CETIQT em Congresso Internacional de Design

Educadora apresentou na Universidade de Palermo projeto de iniciação científica construído em parceria com a marca social Karibu

A professora do curso de Design de Moda Cláudia Mendes participou, no último dia 30 de julho, do IX Congresso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño, promovido pela Universidade de Palermo, em Buenos Aires. Representando o SENAI CETIQT, a docente apresentou o trabalho de iniciação científica “Projeto Karibu: Moda e Transformação Social”.

Construído junto com a pesquisadora de Moda Glaucia Centeno, seus alunos do curso de Design de Moda e a marca social Karibu, o “Projeto Karibu” tem como objetivo impactar, por meio do empreendedorismo sustentável, a vida de mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade no Quênia.

“O processo durou cerca de um ano e a gente trabalhou junto com os alunos e a marca Karibu nas instalações do SENAI CETIQT. Os alunos foram responsáveis por desenvolver duas coleções para a Karibu e esses produtos foram confeccionados no Quênia, na África. Depois do projeto concluído a gente construiu um artigo para enviar para o Congresso”, explica Cláudia.

Organizado pela Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo, o Congresso reuniu mais de 360 instituições de ensino da América Latina que atuam no campo de Design e tem como objetivo compartilhar experiências, planejar ações conjuntas, levantar questões relevantes e divulgar projetos acadêmicos e institucionais concretos destinados a enriquecer a formação dos designers do continente.

A professora Cláudia Mendes afirmou que o feedback recebido durante o evento foi bastante positivo. “A gente trocou muitas experiências com professores e pesquisadores de diversos países da américa latina, como Equador, Chile, Peru, México e Argentina. Foi muito interessante e valeu muita a pena participar do Congresso”, comenta.

Karibu: marca social e empreendedora

A Karibu, marca que visa a diversidade cultural nas roupas e valoriza os diferentes modos de criar e existir, produz moda feminina com estilo africano, empregando mão de obra de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade no Quênia, na África, e no Ceará. Ela surge como uma marca social que tem como principal objetivo empoderar e gerar renda para as mulheres daquelas regiões.

Durante um ano, o grupo de oito alunos do curso de graduação em Design de Moda do SENAI CETIQT conheceu o conceito de empreendedorismo social e vivenciou uma experiência dentro da marca. A duas coleções executadas para a marca foram baseadas em pesquisas de estilo, mercado, público, processos de produção, comunicação e marketing. Orientados por professores da instituição, os alunos desenvolveram modelagens, protótipos, além de acompanharem o lançamento da marca no mercado carioca.

Exibições: 463

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns.

Parabéns

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço