Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ceará vai receber no dia 4 de abril o 1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Confecção 4.0 - SENAI CETIQT

Sexto maior polo do Brasil em produção têxtil e de confecções e segundo no segmento de moda íntima, o Ceará tem na cadeia da moda um dos principais pilares da sua economia e será o centro das atenções do setor no próximo dia 4 de abril, quando o SENAI CETIQT promoverá o 1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Confecção 4.0. No dia seguinte, 5 de abril, Fortaleza recebe a aula inaugural da Edição Nordeste do MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0.

"A realização do 1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Confecção 4.0 em Fortaleza, assim como a realização da Edição Nordeste do MBI Indústria Avançada: Confecção 4.0 é resultado do reconhecimento de toda região como área estratégica para a transformação da indústria têxtil e de confecção nacional", ressalta Robson Wanka, Gerente de Educação do SENAI CETIQT.

O simpósio tem como objetivo promover o encontro entre especialistas nacionais e internacionais dos setores têxtil e de confecção, que realizarão mesas de debates e palestras sobre os desafios e fases da implantação da Indústria 4.0 para o setor.

Serão discutidos temas como, os Cenários e Perspectivas 4.0; Máquinas e Equipamentos para a Indústria 4.0; Cases de sucesso da Indústria 4.0 no Brasil; Profissional 4.0; e Ecossistemas de Inovação. Os participantes também poderão contar com o Espaço Networking, onde acontecerão conexões para negócios.

MBI Nordeste vai reunir grandes e pequenas empresas

O primeiro curso de Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, realizado pelo SENAI CETIQT no ano passado, no Rio de Janeiro, reuniu 44 empresários e altos executivos de 32 empresas do setor têxtil e de confecção durante seis meses. Dentre estes, profissionais de empresas cearenses como DelRio e Vicunha, além de outras empresas do Nordeste.

A Edição Nordeste 2019 do MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 tem seu início marcado para o dia 5 de abril em Fortaleza, mas as imersões acontecem em seis estados do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte) e no Rio de Janeiro, onde os participantes do MBI irão conhecer a primeira Planta de Confecção 4.0 do Brasil.

O curso oferece 40 vagas para representantes das grandes empresas do Setor Têxtil e de Confecção, e tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar projetos para implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis.

Nas 360 horas de duração do curso, os alunos participam de aulas e palestras com grandes nomes do mercado e professores de instituições renomadas. Serão 288 horas de Educação a Distância (EaD) e 72 horas presenciais –, entre os dias 5 de abril e 19 de outubro de 2019. Ainda tem mais: os participantes podem fazer visitas internacionais nos eventos ITMA 2019, em Barcelona; e TechTêxtil e TexProcess, ambos em Frankfurt.

"A Edição Nordeste 2019 é resultado do reconhecimento da região como área estratégica para a transformação da indústria têxtil e de confecção nacional. O movimento reúne não apenas as grandes empresas, mas também as pequenas e médias”, explica a especialista em gestão de pós-graduação de Design de Moda do SENAI CETIQT, Melissa Silva.

Sobre o setor têxtil e de confecções do Ceará

O setor contribui com algo em torno de R$ 456 milhões por ano no Produto Interno Bruto do Estado e é responsável pela geração de mais de 13,2 mil empregos. A cidade de Fortaleza, por exemplo, tem hoje em torno de 5,3 mil indústrias de confecção formais. Dentre estas, 43 estão associadas ao Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em geral no Estado do Ceará (Sinditextil).

"Dentre nossas associadas, podemos dizer que umas doze estão navegando fácil nesta construção da indústria 4.0, investindo em estampas digitais, novas modelagens de risco e corte, mas precisamos trazer as demais", diz Rafael Cabral, presidente do Sindicato.

Para Rafael Cabral, o novo perfil de cursos do Senai no Ceará - que inclui desde modelagem avançada e a primeira pós-graduação em jeans - e a planta-piloto industrial, um investimento de R$ 8 milhões, que entrará em operação no ano que vem, pode ajudar muitas empresas a dar grandes saltos de produtividade.

Sobre o SENAI CETIQT

Quando falamos sobre o setor de moda no Brasil, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria e para o mercado. Criada em 1949, a instituição oferece serviços transversais que a consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores. Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, também oferta formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando o "aprender fazendo" desde as primeiras aulas.

Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração); Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). Já o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e de novos recursos renováveis para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Fashion Lab – No SENAI CETIQT, profissionais, empresários e estudantes do setor têxtil e de confecções também encontram o Espaço Fashion Lab, com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

Com espaço integrados, o Fashion Lab tem dois setores: uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e, o outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção. Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos.

SERVIÇO:
1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Confecção 4.0
Fortaleza/ Ceará
Dia 4 de abril de 2019
Informações e ingressos no link
https://materiais.senaicetiqt.com/simposio-confeccao-4-0

MBI Nordeste
MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 - Edição Nordeste
Início da Turma: 05/04/2019
Fim da Turma: 19/10/2019
Carga Horária: 360 horas (288 horas EaD e 72 horas presenciais)

Exibições: 494

Responder esta

Respostas a este tópico

  

SERVIÇO:
1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Confecção 4.0
Fortaleza/ Ceará
Dia 4 de abril de 2019
Informações e ingressos no link
https://materiais.senaicetiqt.com/simposio-confeccao-4-0

MBI Nordeste
MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 - Edição Nordeste
Início da Turma: 05/04/2019
Fim da Turma: 19/10/2019
Carga Horária: 360 horas (288 horas EaD e 72 horas presenciais)

  Fashion Lab – No SENAI CETIQT, profissionais, empresários e estudantes do setor têxtil e de confecções também encontram o Espaço Fashion Lab, com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço