Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fashion Lab é cenário para desfile de moda que uniu sustentabilidade + memórias afetivas - Cetiqt

Primeiro laboratório do país high tech para experimentação tecnológica no setor moda é utilizado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. São 400m² de área, destinada à criatividade e inovação. No espaço, há impressoras 3D e 4D multimateriais, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom, plotter da Audaces; além de outros recursos para planejar, desenvolver, construir e validar novos projetos e produtos.

Resultado de imagem para imagens senai cetiqt

O site HT contou para você, leitor, como foi o 7º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), realizado no SENAI CETIQT que reuniu alunos, pesquisadores e profissionais em um grande intercâmbio de conhecimento, com diversas apresentações orais e pôsteres, além de convidados internacionais, que abordaram temas ligados à gestão e sustentabilidade no setor. Agora, vamos ressaltar o desfile que fechou o congresso e foi realizado no Fashion Lab, no Riachuelo.

O local não poderia ser mais significativo para que os alunos de 2º e 3º períodos da graduação em Design de Moda, das unidades Riachuelo e Barra da Tijuca do SENAI CETIQT apresentassem um desfile com os temas “Manifesto de Sustentabilidade na Moda: consciência social e ambiental” e “Memória – Centenário da Rhodia“. Como você, que acompanha o site HT, sabe, o Fashion Lab e a Fábrica Modelo disponibilizam experimentação de novas ideias, produtos e serviços para todos os elos da cadeia têxtil e de confecção baseados nos conceitos de laboratório aberto e de maker spaces.

Como já frisei aqui… é a síntese do que há de mais moderno com tecnologia de ponta e sustentável com o objetivo de promover a experiência, o aprendizado e a inclusão de soluções tecnológicas de maneira colaborativa para as demandas da indústria da moda. O laboratório aberto é mais uma inovação do SENAI CETIQT visando ser um polo de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para o diferencial competitivo do setor de forma em que haja uma simbiose entre pesquisadores, empresas, estudantes e profissionais da cadeia de valor do setor. O local é o ponto de encontro perfeito entre os três pilares que norteiam o SENAI CETIQT: tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro. Estamos falando de uma Revolução Industrial e que já conta com a participação de players de grandes indústrias, marcas, designers e estudantes. Hoje, o SENAI CETIQT é o maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química.

Os alunos foram orientados pelos professores Akihito Hira e Cristiane Santos. “Eles partiram de uma busca de soluções para o problema do descarte de resíduos, dos retalhos de algodão cru que muitas vezes sobram de atividades de modelagem e prototipagem. Deste modo, os alunos desenvolveram suas coleções utilizando esses resíduos, além de adotarem um processo de tingimento natural. O que foi apresentado na passarela é resultado de muita pesquisa e a descoberta de novas técnicas e processos. O resultado foi esta coleção incrível que surpreendeu a todos”, comemorou Akihito Hira.

O desfile contou com o apoio de professores e alunos de disciplinas como Produção de Eventos, Ergonomia, Indumentária Brasileira, Prototipia, Modelagem Feminina, Desenho de Moda, dentre outras. “Esse trabalho foi importantíssimo para que os alunos possam levar essa experiência para a vida profissional. Preparar o aluno para o mercado de trabalho é um dos grandes objetivos do SENAI CETIQT”, ressaltou Cristiane Santos.

Uma das estilistas do desfile, a aluna Palloma Grijó acredita que as peças apresentadas demonstram que os alunos estão focados nas novas tendências, na sustentabilidade e no que o consumidor quer usar hoje. “Estou muito emocionada e feliz com o que apresentamos aqui. Foi uma experiência incrível. O desfile mostrou que somos capazes de pensar coisas novas, sustentáveis e que atendem a um público cada vez mais consciente”, celebrou Palloma.

https://heloisatolipan.com.br/moda/senai-cetiqt-fashion-lab-e-cenar...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 429

Responder esta

Respostas a este tópico

  “Esse trabalho foi importantíssimo para que os alunos possam levar essa experiência para a vida profissional. Preparar o aluno para o mercado de trabalho é um dos grandes objetivos do SENAI CETIQT”, ressaltou Cristiane Santos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço