Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma equipa de investigadores da Universidade de Georgia, nos EUA, está a desenvolver um novo método, mais ecológico, de tingimento. Através da inovação é possível não só reduzir drasticamente a quantidade de água usada, mas também diminuir as descargas de químicos tóxicos.

Anuradhi Liyanapathiranage

Desenvolvido por Anuradhi Liyanapathiranage, estudante de doutoramento da Faculdade de Ciências da Família e do Consumidor, da Universidade da Geórgia, juntamente com membros do corpo docente da faculdade como Sergiy Minko e Suraj Sharma, o inovador método envolve o uso de nanofibras celulósicas, que funcionam como portadoras do corante, em vez de ser o têxtil em si.

Um dos aspetos essenciais da nova técnica é a conversão de celulose, um polímero facilmente encontrado na parede celular das plantas, numa espécie de hidrogel, através do processo conhecido como homogeneização.

Os investigadores começaram por explorar o facto de as nanofibras de celulose terem uma superfície com maior reatividade do que as suas homólogos de algodão, o que poderia potenciar uma adesão mais eficaz às moléculas de corantes. Através deste processo, conseguiram também reduzir a quantidade de água necessária para o tingimento. Para um quilo de algodão, o tingimento pode ser feito com apenas 1,9 litros de água, em vez dos tradicionais 19 litros, ou seja, uma redução de 90%. Além disso, conseguiram diminuir as descargas de químicos tóxicos em 60%.

Em comunicado, Anuradhi Liyanapathiranage garante estar entusiasmada com o potencial que a inovadora técnica poderá ter para a indústria têxtil. O próximo passo? Escalar o processo para o tornar aplicável na produção industrial. «Com as tendências emergentes relacionadas com a poluição ambiental e o crescimento da população, as tecnologias sustentáveis são essenciais para atingir um desenvolvimento socioeconómico viável», assegura. A investigadora afirma ainda estar «confiante que o projeto de investigação terá uma contribuição direta para o desenvolvimento sustentável e que conseguiremos ter um impacto significativo no mundo com as nossas inovações e descobertas».

A indústria têxtil, que gera um quinto da poluição industrial de água, utiliza mais de 20 mil químicos, incluindo metais pesados e outros compostos nocivos, de acordo com o Natural Resources Defense Council. A produção têxtil usa também grandes quantidades de água. Segundo a Ellen MacArthur Foundation, são usadas anualmente pela ITV cerca de 94 biliões de litros de água, contribuindo para problemas em regiões com escassos recursos hídricos.


https://www.portugaltextil.com/o-segredo-para-tingir-verde/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 477

Responder esta

Respostas a este tópico

  A indústria têxtil, que gera um quinto da poluição industrial de água, utiliza mais de 20 mil químicos, incluindo metais pesados e outros compostos nocivos, de acordo com o Natural Resources Defense Council. A produção têxtil usa também grandes quantidades de água.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço