Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A busca da ZARA pela sustentabilidade revela os limites do Fast Fashion

Em um esforço para afastar essas questões irritantes em torno da ética do impacto ambiental da empresa, a Zara, pela primeira vez, lançou um plano de sustentabilidade.

A BUSCA DA ZARA PELA SUSTENTABILIDADE REVELA OS LIMITES DO FAST FASHION

Nos 40 e poucos anos desde a sua criação na Espanha, a gigante do fast fashion Zara conseguiu se tornar amada entre plebeus e membros da realeza , celebridades e o povão. Em sua busca por democratizar a moda, também ganhou reputação por produzir uma enxurrada de roupas descartáveis. Em um esforço para afastar essas questões irritantes em torno da ética do impacto ambiental da empresa, a Zara, pela primeira vez, lançou um plano de sustentabilidade.

A Inditex, dona da Zara, disse que todo o algodão, linho e poliéster usados ​​em suas coleções serão orgânicos, sustentáveis ​​ou reciclados até 2025. O conglomerado de varejo espanhol disse que a meta se estenderá a outras marcas, incluindo Zara Home, Pull & Bear e Bershka. O uso dessas fibras, além da viscose, responde por 90% das matérias-primas utilizadas pelas marcas. A Inditex disse que usará toda a viscose sustentável até 2023.

A coleção ecológica Join Life, da Zara, será responsável por 20% das ofertas da empresa até o final do ano. Até 2020, a empresa eliminará produtos químicos perigosos da cadeia de suprimentos, instalará caixas de doação em todas as lojas e eliminará o uso de fibras artificiais oriundas de florestas antigas ou ameaçadas de extinção. O plano também inclui eliminar as sacolas plásticas de uso único.

Quando as metas foram anunciadas, a herdeira da Zara, Marta Ortega, disse: “É a coisa certa a fazer, tanto moralmente quanto comercialmente, e é uma abordagem que estamos absolutamente comprometidos.” Não há dúvida de que, para uma empresa do tamanho e da influência da Zara, esse plano é definitivamente um passo na direção certa. Mas, em última análise, expõe os limites da capacidade da indústria do fast fashion de realmente ser sustentável. A Zara, em média, libera 500 novos modelos por semana e 20.000 por ano.

A maioria dos varejistas leva cerca de 40 semanas para colocar seus itens no mercado, e para a Zara pode levar apenas uma semana. Desperdício é uma característica de qualquer modelo de negócio baseado em responder a tendências rapidamente. E o plano de sustentabilidade não faz menção de melhorar as condições dos muitos trabalhadores têxteis da Zara. Segundo a Refinery29 , “uma fábrica específica na Tunísia, no norte da África, produz 1.200 peças por dia, 150 peças por hora”: “Cada trabalhador é cronometrado (há uma mulher com um cronômetro para ter certeza de que as coisas estão indo bem), e é chamado de “trabalho a minuto”, o que significa que deve levar 38 minutos para terminar uma camisa; se demorar mais do que isso, a fábrica começa a perder dinheiro. … Os funcionários com bom desempenho receberão um bônus de 45 euros no final do ano.”

A Zara é uma empresa que depende do consumo baseado em tendência de massa e, na mesma semana em que a Zara foi manchete por seus planos de sustentabilidade, também foi noticiado no New York Times que um vestido de US $ 50 da marca proliferou tão rápido na Inglaterra que garantiu sua própria conta no Instagram.

”Enquanto a Zara planeja parar de comprar viscose, uma fibra artificial feita a partir de celulose de madeira, muitas vezes extraída de florestas nativas, a empresa não está impedindo a disseminação viral de sua roupa barata e descartável. Por que deveria? As vendas das marcas da Inditex subiram 7% no ano passado, o que significa que ainda mais roupas baratas passaram pela produção para os consumidores e, eventualmente, para os aterros. O sistema do fast fashion criado pela Zara nos anos 80, é existencialmente insustentável. Nenhum plano de sustentabilidade pode mudar isso.

Imagem: Delas

https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impa...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 718

Responder esta

Respostas a este tópico

  A Inditex, dona da Zara, disse que todo o algodão, linho e poliéster usados ​​em suas coleções serão orgânicos, sustentáveis ​​ou reciclados até 2025.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço